AFUV celebrou 209º aniversário com gratidão e esperança

No dia 18 de junho, o 209º aniversário da Associação Filarmónica União Verridense (AFUV) atingiu o seu ponto alto com a sessão solene de aniversário.
Com casa cheia, a instituição verridense, sempre de olhos postos no futuro, honrou o passado e distinguiu músicos e amigos da AFUV.
“Dou os parabéns à AFUV, porém também quero dar os parabéns à sua presidente, a Isabel Carvalho. De forma muito discreta, está a fazer um excelente trabalho”, referiu o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, no início da sua intervenção.
Na ocasião, o autarca montemorense fez ainda questão de destacar a qualidade, o empenho e a dedicação dos músicos, elogiou e agradeceu o contributo que todos dão à AFUV, bem como deixou um reconhecimento ao maestro Duarte Garcia, “não só pelo trabalho desenvolvido na AFUV, mas também pelo trabalho de coordenador pedagógico da 2ª Masterclass de Sopros e Percussão, uma iniciativa que é desenvolvida pela Câmara Municipal e que é dirigida aos jovens músicos do concelho”.
Ao lembrar que a AFUV “atua com coragem para arriscar e fazer a diferença”, Emílio Torrão destacou: “Agradeço também à AFUV por participar nos eventos promovidos pela Câmara Municipal”.
Numa sessão que contou, igualmente, com a presença de diversas entidades e associações, Carlos Alves, presidente da União de Freguesia de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, reconheceu o papel cultural da AFUV e o muito trabalho que tem levado a efeito.
Muito feliz pela celebração do 209º aniversário da AFUV, a presidente da direção, Isabel Carvalho, prestou um profundo agradecimento a todos e frisou: “Chegar até aqui tem sido uma obra de muita dedicação e nada se constrói sozinho. Comemorar o aniversário é olhar para o passado com gratidão e para o futuro com fé. Assim, neste contexto estamos felizes e orgulhosos de todo o nosso historial e com a com a força da família AFUV, da qual vocês também parte”.
“Com empenho dos nossos corpos artísticos – filarmónica e coros, escola de música e todos os amigos e sócios podemos acreditar no futuro”, concluiu.
Na sessão solene foram entregues as placas de dedicação aos músicos Leonardo Alves e Maria do Carmo Martins, por cinco anos, Bárbara Moreira, Débora Mena e Marlene Moreira, 10 anos, e Rui Gonçalo Nobre, por 20 anos.
No momento, Simão Crisitino e Fernando Cordeiro, amigos da AFUV e cozinheiros de serviço, viram a sua dedicação ser reconhecida, bem como, com humor e de forma carinhosa, receberam o troféu chef Michelin/AFUV: uma colher de pau gigante.
A sessão de aniversário ficou concluída com um concerto protagonizado pela Filarmónica da Associação Recreativa e Musical de Ceira e pela AFUV. O momento ficou ainda marcado por um minuto de silêncio em homenagem às vítimas do incêndio em Pedrógão Grande, tendo sido a última música interpretada pela AFUV acompanhada ao som de gaita de foles.
No sábado, a instituição realizou o tradicional almoço de aniversário no Centro Cultural de Verride.

fotografias gentilmente cedidas por AFUV e Delminda Duarte