Arazede | Centenas na inauguração do Parque do Mato Povo

No dia 2 de julho, foi inaugurado o Parque do Mato Povo, na Bunhosa, na freguesia de Arazede. A obra nasceu de uma parceria entre a Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e a Junta de Freguesia de Arazede e, em dia de festa, cerca de 600 convivas passaram pelo novo espaço de lazer da freguesia.
Ao agradecer a todas as pessoas, entidades e patrocinadores que tornaram possível a comemoração, o presidente da Junta de Freguesia de Arazede, Eusébio Campos, referiu: “Era sonho antigo. Nós persistimos e insistimos e, com muitos apoios, conseguimos transformar um espaço que era uma lixeira num parque verde”.
Ao reiterar que o espaço vai ganhar mais equipamentos e que “vai ser um orgulho para a freguesia de Arazede”, Eusébio Campos frisou: “Sem o apoio do Presidente da Câmara Municipal este espaço seria uma utopia. Conversámos e vimos o que cada um podia dar. A fatia de leão pertence à Câmara Municipal e por isso agradeço muito o que fez por este parque e pela freguesia de Arazede”.
Para o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, o dia foi duplamente feliz. “Agora percebi a razão de quererem inaugurar o espaço neste dia, mas a melhor prenda de aniversário que podia ter é olhar para as pessoas e poder ver a sua alegria e o seu sorriso ao percorrerem e usufruírem do Parque do Mato Povo”.
Visivelmente orgulhoso do trabalho desenvolvido, o edil montemorense fez questão de esclarecer: “Havia um projeto prometido para aqui há alguns anos e que tinha um preço megalómano, todavia eu e o Eusébio Campos somos homens de obra. Assim, foi tudo reformulado e foi feito um projeto exequível. É um projeto que nasce de duas vontades em fazer obra e de trabalhar em prol das pessoas”.
“A obra está feita, é para servir as pessoas. Os Arazedenses querem e merecem um espaço com esta qualidade”, concluiu.
A intervenção, feita de forma planeada e articulada entre a Câmara Municipal e a Junta de Freguesia, para além da vertente de lazer e atividade física fica também preparada para, no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, ter um ponto de abastecimento de água para os meios aéreos, algo não existia nesta aérea do concelho.
A autarquia procedeu também à limpeza dos montes e aterros, à abertura da lagoa, reformulou caminhos, criou as bolsas de estacionamento e os espaços verdes, arborização, vedações, ponte em madeira, bem como melhorou o acesso (estrada principal, valetas e acessos laterais) e implementou o sistema de rega.
O espaço dispõe também de um “Outdoor Fitness Park” e a Junta de Freguesia garantiu que, em breve, por exemplo, o espaço vai ganhar mais mesas e um parque infantil.
O dia de festa começou com a realização da II Caminhada pela Coração, que fez um percurso entre o centro da vila de Arazede e o Parque do Mato Povo, não tendo faltado um animado almoço de confraternização e muitos insufláveis para os mais novos brincarem.
No final da cerimónia de inauguração, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, foi surpreendido com um bolo de aniversário e com “os parabéns a você” cantados pelos presentes.