Ponte do Paço | Montemor-o-Velho e Coimbra assinaram acordo de parceira

Foi assinado do dia 4 julho, na Sessão Solene Comemorativa do Dia da Cidade de Coimbra, o acordo de parceria entre o Município de Coimbra e o Município de Montemor-o-Velho para a construção da nova Ponte do Paço e respetivos acessos.
No final da cerimónia e à margem da sessão, o edil montemorense, Emílio Torrão, frisou: “Estamos a dar oportunidade à História de se fazer história porque estamos a dar voz e a responder a um anseio de milhares de pessoas, de ambos os municípios, que ali passam todos os dias e que, de certeza, praguejam há muitos anos contra os autarcas de ambos os concelhos sempre que ali passam”.
Ao reforçar que a assinatura “é mais do que um mero contrato administrativo”, o Presidente da Câmara Municipal reforçou: “É um contrato vinculativo e já em concretização e com despesa realizada”.
“Quando a vontade de dois presidentes é firme, determinada e séria, a vontade do seu povo também se afirma e essa também é a afirmação do municipalismo português”, concluiu.
Com um custo total estimado em cerca de 347mil euros, o projeto dos acessos está a ser efetuado pela Câmara Municipal de Coimbra e o projeto de elaboração da nova Ponte do Paço - obra de arte e estudos geotécnicos e hidráulicos - pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho (desenvolvimento a cargo da Strain – Consultores de Engenharia Lda).
Os custos da obra a serem repartidos equitativamente e com vista à sua concretização, os dois municípios vão também recolher os pareceres do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza, APA – Agência Portuguesa do Ambiente, ERRANC – Entidade Regional de Reserva Agrícola Nacional do Centro e da CCRDC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro.