Jornadas Pedagógicas juntaram centenas em Montemor-o-Velho

Nos dias 3 e 4 de julho, cerca de 200 docentes estiveram reunidos em Montemor-o-Velho nas Jornadas Pedagógicas – Da escola para todos à escola onde todos aprendam: Um contributo para a promoção do sucesso escolar.
A iniciativa, organizada pelo AEMOV – Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho e com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e do Centro de Formação da Associação de Escolas (CFAE) Beira Mar, procurou ser um espaço de reflexão e de troca de saberes e experiências.
Na sessão de abertura que contou também com as intervenções de Teotónio Cavaco, do CFAE Beira Mar, de Vera Oliveira, da DGLAB - Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, de Isabel Mendinhos, da Rede de Bibliotecas Escolares, e com a presença da vereadora Paula Rama, o diretor do AEMOV - Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, António Joaquim, com humor, começou por referir: “É nas ocasiões que conhecemos os amigos; e os inimigos também!”
Perante a vasta audiência que praticamente lotou o pavilhão multiusos do Campus Escolar Jorge de Montemor, em Montemor-o-Velho, António Joaquim esclareceu: “Quando tivemos a ideia de proporcionar a todos uma oferta de formação de professores descobrimos imediatamente que conseguiríamos realizar as jornadas e preparar um programa que acredito que será muito enriquecedor”.
De igual modo, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, também com palavras de apreço e gratidão a todos os palestrantes e moderadores, sublinhou: “Esta é a primeira edição das Jornadas Pedagógicas no AEMOV é com muito gosto que vejo a casa cheia, numa clara demonstração de que os nossos professores reforçam o seu compromisso em aprender mais e em partilhar experiências”.
Destacando a importância da iniciativa para “a aquisição de novas e boas práticas educativas”, o edil montemorense frisou: “O AEMOV tem tido a visão que é necessária para melhorar a nossa escola e para que os alunos do meu município possam ter acesso ao que de melhor se faz neste país”.
As Jornadas Pedagógicas, ao longo dos dois dias, proporcionaram espaços de reflexão teórica e de debate, mas também oficinas mais vocacionadas “para a partilha de boas práticas devidamente enquadradas do ponto de vista teórico”, conforme avançou a organização.
Uma escola onde se construam aprendizagens: desafios atuais, A territorização da Educação: implicações pedagógicas, Educação: O Futuro Hoje, e-learning e conteúdos de aprendizagem, Portfólios na construção da Aprendizagem ou O Contributo do Português para a aprendizagem de aspetos formais em trabalhos de pesquisa, foram alguns dos temas e oficinas que integraram o programa das Jornadas Pedagógicas.
O espaço de aprendizagem e de formação também chegou à BMAD - Biblioteca Municipal Afonso Duarte com a realização das oficinas Filosofia para crianças e Técnicas de origami para alunos do 2º Ciclo e necessidades Educativas Especiais.
No decorrer das Jornadas Pedagógicas foi também apresentado o do Portal Concelhio das Bibliotecas de Montemor-o-Velho e o respetivo cartão de leitor.