“Pastel de Tentúgal” chega às caixas do correio

No dia 17 de julho, foi apresentado publicamente em Tentúgal, no Convento da Nossa Senhora do Carmo, o selo “Pastel de Tentúgal”. A iniciativa, que integra uma nova edição filatélica dos CTT dedicada aos doces tradicionais portugueses, foi dinamizada pela Confraria da Doçaria Conventual de Tentúgal (CDCT).
Na ocasião, o vice-presidente da Câmara Municipal, José Veríssimo, destacou “o papel preponderante da CDCT na promoção do Pastel de Tentúgal, contribuindo também para a sua qualidade”.
“Este é mais um momento que ajuda a levar ainda mais longe o nome de Tentúgal, do concelho e do Pastel de Tentúgal”, asseverou.
Num momento marcado pela memória das Carmelitas calçadas e pela doce história do doce conventual, a grã-Mestre da CDCT, Olga Cavaleiro, reforçou: “É muito doce a história que pastel nos oferece e que assenta na dádiva, na generosidade e na reciprocidade”.
Na sessão que contou também com as intervenções de Raul Leitão, presidente da Junta de Freguesia da Tentúgal, de Raul Moreira, diretor de Filatelia dos CTT, do padre Francisco Silva, de Manuel Cabral, presidente Instituto dos Vinhos do Douro e Porto, Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, lembrou o bom momento para o turismo da Região e, ao saudar a iniciativa, frisou: “O desafio passa por preservar a autenticidade e ajustar à realidade do novo perfil dos turistas que nos visitam”.
Após a obliteração do selo, seguiu-se um momento mais intimista em que Sílvia Monteiro e a Ti Amélia partilharam o sentido de ser de Tentúgal e a intrínseca relação entre o Pastel de Tentúgal, o convento e as vivências da vila. “Tentúgal é um doce colo maternal que nos sabe acolher todos”, resumiu Sílvia Monteiro.
Antes do momento “Pastel de Tentúgal brinda com Portugal”, que juntou as entidades e as diversas confrarias presentes, Mickael Salgado, à capela, interpretou o tema “Ave Maria”, bem como foi feita e a apresentação da campanha “Um telhado para o Convento de Tentúgal”.
A apresentação do selo “Pastel de Tentúgal integrou a programação dos festejos em Honra da Nossa Senhora do Carmo.