XXIX Torneio de Xadrez Ativo de Montemor-o-Velho reuniu 101 atletas

No dia 9 de setembro, o Pavilhão Municipal de Montemor-o-Velho recebeu o XXIX Torneio de Xadrez Ativo, organizado pelo Círculo de Xadrez de Montemor-o-Velho. A iniciativa celebrou o desporto e, ao lembrar a recente perda do seu presidente Carlos Mendes, honrou o passado, mas sempre com a intenção de continuar a construir um futuro brilhante para a modalidade.
Ao congratular-se pela realização “de mais uma edição de um torneio que é uma referência a nível nacional”, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, acompanhado do vice-presidente e vereador do Desporto, José Veríssimo, do presidente da União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões, António Pardal, de entidades e patrocinadores da prova, frisou: “Esta é edição é também um momento que homenageia o legado de Carlos Mendes e a sua forte dedicação em prol do xadrez e da sua promoção no concelho”.
“Desejo CXM continue a honrar a dedicação e o trabalho do antigo presidente e que consiga prosperar e continuar a trilhar um caminho cheio de sucessos”, concluiu.
De igual modo, antes da entrega de prémios da prova que reuniu 101 atletas, o vice-presidente do CXM, Artur Silva, referiu: “Temos o Carlos Mendes na nossa memória e este é o primeiro torneio que acontece sem a presença do fundador do CXM”.
“Queremos continuar a honrar a sua memória e o seu trabalho, para isso temos o sonho de criar o primeiro torneio de lentas e dar-lhe o nome de Memorial Carlos Mendes”, revelou.
À margem do evento, o dirigente esclareceu: “Como os três anos de mandato estão quase a terminar e com o objetivo em mente de organizar o XXIX Torneio de Xadrez Ativo de Montemor-o-Velho, aquele que é provavelmente o torneio de semirrápidas mais antigo do país e que integra o Circuito Nacional de semirrápidas 2016/2017, a estrutura diretiva vai-se manter até ao final do ano, seguindo-se depois o processo normal de eleições dos órgãos diretivos”.
Para a história da edição de 2017, destaca-se a 15ª posição do xadrezista Daniel Cavaleiro, sendo o melhor atleta do concelho. David Farias, do CX Atl da Coutada, com sete anos, foi atleta mais novo em prova. O atleta, campeão nacional sub-8, venceu na mesma categoria em Montemor-o-Velho. Abílio Cruz, do CXM, aos 85 anos, foi o xadrezista mais com mais idade em competição.
Luís Galego, a Assembleia Figueirense, conquistou o torneio, seguindo-se Luís Silva, do Círculo de Xadrez A2D Didáxis e, a fechar o pódio, da mesma equipa, Daniel Campora.
O Círculo de Xadrez A2D Didáxis conquistou ainda o primeiro lugar por equipas, na 2ª e 3ª posições ficaram, respetivamente o Clube Galitos/GRUPEL e a Associação Peão Cavalgante.
Luís Galego, venceu no escalão sénior 50, António Mendes Curado, em sénior 65, David Farias venceu em sub 8, Gustavo Ribeiro, em sub 10, Tomás Bastião, em sub 12, Francisco Veiga, em sub 14, João Pedro Fernandes, em sub 16, Hugo Ferreira, sub 18, Miguel Fernandes, em sub 20.
Alice Oliveira foi a melhor no escalão feminino.