Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego - Santo Varão comemorou 20 anos

As bodas até podem ser de porcelana, mas a vitalidade e o espírito do Rancho Folclórico do Centro Beira Mondego - Santo Varão parecem ser feitos de um material resistente a tudo! No dia 21 de outubro, o grupo celebrou 20 anos de vida rodeado de muitos amigos, entidades, elementos do grupo e familiares.
Antes do animado jantar de confraternização e da entrega surpresa de uma lembrança aos elementos do grupo, o momento foi aproveitado para honrar a memória do grupo e para receber os muitos elogios e palavras de incentivo dos convidados.
O coordenador do rancho folclórico, Pedro Santos agradeceu o apoio e a colaboração de todos, deixou palavras especiais de agradecimento para os familiares que “ficam aos serões retidos, ou não podem ir passar o fim-de-semana fora ou que deixam de fazer algo porque o elemento do grupo tem um compromisso”, bem como destacou a dinâmica e o bom ambiente que se vive na formação santovaronense.
O momento foi também aproveitado para recordar os elementos que já faleceram, tendo sido a sua memória honrada com uma forte e sentida salva de palmas – António Gonçalves, António Lemos, António Paixão, António Pescante, António Macedo, Fátima Verão, José Maria e Mário Pimentel.
Por sua vez, o presidente da Junta de Freguesia de Santo Varão, João Girão, reiterou o apoio institucional ao rancho e congratulou-se pela formação “continuar a levar o nome da freguesia e do concelho mais longe”. António Gabriel, da Federação do Folclore Português, destacou o a ação do rancho e referiu: “preservar a memória é preservar a identidade”.
Numa intervenção cheia de emoção, a vereadora Alexandra Ferreira referiu: “Ao longo destes oito anos tive a oportunidade de estar muito presente na vida do rancho, de acompanhar o crescimento e de ver o trabalho de excelência desenvolvido que se transformou numa referência para outras formações”.
“Hoje é um dia muito especial. Escolhi encerrar o meu mandato autárquico aqui, num local onde sempre fui muito bem recebida e por quem eu tenho um carinho muito especial”, disse, emocionada.
“Desejo-vos os maiores sucessos e que continuem a inovar”, concluiu.