Grupo Folclórico da Vila de Pereira continua a cantar As Janeiras

A tradição voltou a cumprir-se em Pereira e, este ano, no dia 13 de janeiro, o Grupo Folclórico da Vila de Pereira cantou As Janeiras em diversos locais da freguesia de Pereira. Pela primeira vez, foram aos Casais Velhos e, no domingo, dia 14 de janeiro, às 12h, vão estrear-se cantar As Janeiras na Igreja Matriz.
À semelhança dos anos anteriores, a formação pereirense foi recebida na sede da Junta de Freguesia, tendo cantado As Janeiras à Junta de Freguesia e à Câmara Municipal.
Na ocasião, a vereadora Paula Rama, agradeceu “o bonito gesto do Grupo Folclórico da Vila de Pereira”, aproveitou o momento para desejar um excelente ano a todos, “com o desenvolvimento de muitos projetos e atividades que contribuam para engrandecer a freguesia e o concelho”, e enalteceu a dinâmica do grupo folclórico.
Por sua vez, António Ferreira, presidente da Junta de Freguesia, acompanhado do seu executivo, Salvador Félix (tesoureiro) e Clara Nunes (secretária), do presidente da Assembleia de Freguesia, Acácio Tarrafa, de elementos da Assembleia de Freguesia, e de Fernando Couceiro, presidente da Associação Desportiva Cultural e Recreativa (ADCR) de Pereira, referiu: “Na qualidade também de componente do grupo, desejo que seja um bom ano para a freguesia e para as instituições, bem como espero que o grupo continue como um dos embaixadores culturais da freguesia”.
Antes do lanche de confraternização realizado no pavilhão da ADCR de Pereira, Jorge Ferreira, vice-presidente da instituição e coordenador da seção de folclore, aproveitou para revelar a intenção de realizar, no dia 15 de abril, o 1º Festival de Folclore Concelhio.
A Capela de Nossa Senhora do Bom Sucesso – Tojal, a Unidade de Cuidados Continuados, o Centro de Dia, o Largo de Santa Rita – Torre, a Praça Central da Urbanização, a Capela de Nossa Senhora do Monte - Montes de Cima, a Capela de Nossa Senhora do Pranto, o Largo do Terreirito, o Pavilhão da ADCRP e a Junta de Freguesia de Pereira foram alguns dos locais por onde o Grupo Folclórico da Vila de Pereira (en)cantou com As Janeiras.
“Ainda agora aqui cheguei / logo pus o pé na escada / logo o meu coração disse / aqui mora gente honrada … As janeiras vimos cantar / com a nossas canções modestas / à Junta de Freguesia / Vimos dar as Boas Festas”.