Gatões venera Nossa Senhora das Virtudes

De 2 a 4 de fevereiro, a localidade Gatões, está em festa. No sábado, dia 3, no Centro Cultural de Gatões, a comemoração em Honra de Nossa Senhora das Virtudes contou com o tradicional almoço de confraternização preparado pela comissão de festas.
O adjunto do Presidente da Câmara Municipal, Rui Santos, marcou presença no momento de convívio e referiu: “A organização está de parabéns por continuar a dar seguimento a uma das tradições de Gatões, reforçando, assim, os laços da comunidade”.
Na ocasião, Rui Santos - acompanhado do presidente da União de Freguesias de Montemor-o-Velho, António Pardal, e de António José Sérvolo (secretário) - fez questão também de fazer referência “ao carinho demonstrado pelos seniores que participam na atividade física Seniores em Movimento” no Centro Cultural de Gatões.
“As aulas têm sido um sucesso e espero que isso seja um motivo para que mais pessoas possam aderir ao Cartão Montemor Sénior”, reforçou.
Jorge Cesário, Paulo Regala e António Freitas são os mordomos dos festejos de 2018. “Apesar do muito trabalho e do cansaço”, agradeceram “os apoios de todos” e garantiram que organizar os festejos em Honra de Nossa Senhora das Virtudes constitui-se “como um motivo de orgulho, uma forma de manter viva a tradição e uma justificação para rever e receber os amigos em Gatões”.
O dia festivo iniciou-se com a arruada dos gaiteiros. Ao serão, a animação começa às 21h30, com a atuação da Tuna Salatina, seguindo-se, às 22h, a Phartuna – Tuna de Farmácia de Coimbra, às 22h30, os Estafados, e, às 00h, Dl R’Bros.
No domingo, dia 4, os festejos iniciam-se às 8h com uma Salva de 21 tiros. Às 9h tem início o Raid BTT e a Caminhada das Alminhas. Às 15h, a Missa em Honra de Nossa Senhora das Virtudes seguida de procissão solene abrilhantada pela Associação Filarmónica 25 de Setembro marca o encerramento dos festejos.