Casa do Benfica de Montemor-o-Velho celebrou 13º aniversário com Gala Comemorativa

No dia 23 de fevereiro, a Casa do Benfica de Montemor-o-Velho reuniu centenas de entidades, sócios, atletas e amigos numa participada gala de aniversário, assinalando 13 anos de grande dinamismo e promoção desportiva.
A festa, que decorreu em Tentúgal, contou também com a presença de José Augusto e António Veloso, glórias do Benfica, de João Almeida, do departamento de Casas do Benfica e representantes de diversas Casas do Benfica.
Com palavras de agradecimento a todos os que colaboram com a instituição montemorense, sem esquecer sócios, treinadores, diretores, atletas e familiares, Pedro Oliveira, presidente da Casa do Benfica de Montemor-o-Velho, recordou o trabalho realizado e referiu: “Nos últimos quatro anos, a aposta recaiu sobre as modalidades e comigo vai continuar a ser assim”.
Ao avançar que “os sócios do Benfica e da Casa devem sentir que têm na Casa do Benfica o seu estádio com serviços de dinamização social, cultural, desportiva e recreativa”, o dirigente deixou ainda palavras de agradecimento ao apoio da Câmara Municipal e, dirigindo-se à audiência, concluiu: “Fazemos parte do Sport Lisboa e Benfica, pois são as pessoas que formam o clube. Desse ponto de vista, passo-vos a garantir que somos não só o maior clube, mas também o clube mais rico do mundo”.
O Presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, acompanhado do vereador Décio Matias, fez questão de marcar presença no momento festivo e, ao mencionar que o Benfica é o seu clube do coração, deixou palavras de saudação para os sócios, convidados, dirigentes, atletas e familiares, e para todos aqueles que honram o emblema do clube da Águia.
No momento, o edil montemorense, também com palavras de elogio ao Presidente da Casa do Benfica e à sua dedicação, recordou a assinatura, em 2014, do 1º acordo de colaboração de promoção das modalidades, e referiu: “Honraste o clube, que é do teu coração também, a minha confiança e a de todos os montemorenses. A tua obra e daqueles que te acompanham é imensa e dá um imenso orgulho”.
Ao reforçar que “a Casa do Benfica de Montemor-o-Velho não é só uma sala de convívio, um ponto de encontro de amigos ou que promove modalidades com sucesso”, o autarca montemorense fez, igualmente, referência à sua “função social e comunitária” e aproveitou o momento para partilhar uma história que reuniu várias vontades, tendo permitido, à época, realizar o sonho de um menino de conhecer o clube. “Nós somos grandes quando sabemos dar aos nossos pequeninos amigos a alegria de gostar do nosso grande Benfica”, asseverou.
Antes dos “parabéns a você” e do jantar de confraternização, José Augusto, padrinho da Casa do Benfica, foi um dos convidados e entidades presentes que usou da palavra e aproveitou para reforçar a mística do clube, com as suas 280 Casas do Benfica espalhadas pelo mundo, enaltecer o trabalho da casa de Montemor-o-Velho, bem como deixou elogios à atuação do Presidente da Câmara Municipal e à sua “coragem, determinação, seriedade e competência”.
Na gala do 13º aniversário foram atribuídos os seguintes galardões: Patrocinador, à empresa Grucivil; Modalidades, a Ana Sofia Fernandes Figo Letra; Dedicação, a António Magueta Melo, que partilhou o prémio com os seus atletas; Colaboração, a Joaquim Oliveira Fernandes Cunha, e Mística, a Paulo Rogério Loureiro Rodrigues.
A Casa do Benfica de Montemor-o-Velho tem, atualmente, cerca de 40 atletas federados, nas modalidades de futsal, canoagem, remo e ciclismo, na vertente de paraciclismo.
Para a história da casa montemorense fica também a conquista em 2016 do galardão Cosme Damião. Uma distinção referente a 2015 e que a considerou, a nível nacional e internacional, como a Casa do Benfica do ano.