AMA continua a surpreender 124 anos depois

O dia 25 de março foi de festa na sede da AMA – Academia Musical Arazedense, em Arazede. A instituição assinalou 124 anos de dedicação à música, à cultura, ao ensino e ao associativismo, tendo surpreendido os presentes com o lançamento do nº 1 da Revista da Academia Musical Arazedense.
Na ocasião, Aurélio Rocha, presidente da direção, acompanhado dos mentores do projeto, João Ribeiro, Carla Santos, Francisco Duque e Joana Fernandes, referiu: “É bom termos gente nova nos Corpos Sociais para criar projetos inovadores. Celebramos 124 anos, mas continuamos a ser uma casa jovem”.
No momento, o dirigente deixou palavras de agradecimento também ao major Reis, pela oferta da reprodução de uma foto muito antiga da filarmónica, bem como revelou um desejo que gostava de ver cumprido até ao próximo aniversário: “Inaugurar um novo piso da sala de espetáculos da AMA”.
Na ocasião, a vereadora Paula Rama, ao referir que “o aniversário da AMA é sempre um momento muito marcante”, destacou o trabalho realizado pela instituição arazedense e sublinhou: “Quero, em nome do município, dar os mais sinceros parabéns à AMA. Esta casa é um motivo de orgulho para todos nós e é sempre um prazer saber que a AMA leva o nome da freguesia e do concelho mais longe”.
Na cerimónia que contou também com as intervenções do presidente da Junta de Freguesia de Arazede, Eusébio Campos e do representante da Federação de Filarmónicas do Distrito de Coimbra, Augusto Marques, o presidente da Assembleia-geral, Fernando Ramos, ao fazer referência à entrega de emblemas da AMA aos músicos que iniciaram a sua formação musical e que, anos mais tarde, acabaram por ingressar no ensino superior, referiu que “há na música, indiscutivelmente, algo de relevante para quem faz estudos superiores”, nomeadamente no que diz respeito à matemática.
Ao desafiar os presentes para lerem a nova revista até ao fim, Fernando Ramos, aproveitou o momento para partilhar o texto escreveu e destacou: “De facto, o registo formal da atividade desenvolvida em 2017 em forma de revista anual é mais um contributo para a já longa e honrosa história da nossa Associação e merece o registo que agora se faz e que assim continue a ser feito”.
Antes do concerto de aniversário, a sessão solene foi palco ainda da imposição de estrelas aos músicos com 20 anos de dedicação à filarmónica – Sabrina Pereira, Tiago Pereira, Sara Marcelino e Marta Pereira. Foram ainda entregues diplomas aos novos elementos da AMA – Miriam Carvalheiro (violino) e Marina Silva (flauta), bem como foram oferecidos emblemas da AMA aos alunos que ingressaram no ensino superior – Ana Baptista, Daniel Mendes, Diogo Dourado, Mariana Marques e Stephan Negrão.