Associação Filarmónica 25 de Setembro comemorou Abril na Carapinheira

As comemorações do 44º aniversário do 25 de abril de 1974 continuam as espalhar os sons da Liberdade. Depois da Ereira e de Pereira, no dia 28 de abril, foi a vez da Carapinheira receber mais um concerto comemorativo da Revolução dos Cravos protagonizado por uma das centenárias filarmónicas do concelho.
Assim, a sala multiusos do Clube Desportivo Carapinheirense foi o palco do concerto da Associação Filarmónica 25 de Setembro, com a colaboração de um coro composto por alguns elementos do Coro Diocesano de Coimbra, encantando o muito público presente.
O presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho, Fernando Ramos, acompanhado de deputados municipais, das vereadoras Paula Rama e Dulce Ferreira, do presidente da Junta de Freguesia da Carapinheira, Victor Monteiro, do secretário da Junta de Freguesia, António Oliveira e de elementos da Assembleia de Freguesia da Carapinheira, revelou: “A única exigência que fiz às filarmónicas foi que integrassem nos programas comemorativos o Hino Nacional. Neste sentido, a liberdade dada representou um desafio e é com muito agrado que constato que estão a fazer um trabalho que vai muito para além do que nos mostram habitualmente”.
Na ocasião, Fernando Ramos, aproveitou para lembrar que “uma das grandes conquistas de Abril foi também a possibilidade de as mulheres começarem a fazer parte das filarmónicas” e, com palavras de elogio para as executantes da Associação Filarmónica 25 de Setembro, sublinhou: “É um privilégio, para mim, poder ter no meu concelho esta qualidade musical e interpretativa e, sobretudo, esta qualidade das mulheres do meu concelho. O meu muito obrigado.”
A Associação Filarmónica 25 de Setembro, dirigida pelo maestro André Viera da Fonseca, levou a audiência pelos grandes autores, compositores e temas associados ao 25 de Abril, não faltando, no final, a interpretação do tema “Montemor- Fado Canção”.
Amanhã, dia 29, a partir das 16h, o Largo do Rossio - Tentúgal recebe o concerto da AMA - Academia Musical Arazedense. Caso as condições climatéricas não permitam, o concerto vai decorrer na Casa do Povo de Tentúgal (Antigo Hospital).