Dia Internacional de Sensibilização sobre a Prevenção da Violência Contra as Pessoas Idosas

A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho associa-se à iniciativa anual das Nações Unidas e da Rede Internacional de Prevenção dos Maus-Tratos a Idosos (International Network for Prevention of Elder Abuse – INPEA), que no dia 15 de junho assinala o Dia Mundial da Sensibilização sobre a Prevenção da Violência contra as Pessoas.

Numa sociedade cada vez mais envelhecida (serão 1,2 mil milhões de pessoas com mais de 60 anos em 2025), os idosos são esquecidos e sujeitos a maus-tratos físicos e psicológicos, quer pelas suas famílias, quer pelos serviços de acolhimento ou pela sociedade em geral. Todos os anos se registam vários casos de abuso contra os idosos e muitos mais acontecem em silêncio, sem conhecimento público.

Reconhecendo que a violência contra as pessoas idosas, seja ela física ou psicológica, constitui um problema social, é essencial parar com os abusos verbais, emotivos, financeiros e corporais e continuar a promover a integração e o bem-estar dos idosos na sociedade. Neste sentido, a Câmara Municipal vai dedicar o mês de junho à consciencialização sobre a Violência contra a Pessoa Idosaatravés da realização várias atividades, físicas, de estimulação cognitiva e de lazer, promovendo o envelhecimento ativo. A saber:

Atividade física semanal

(gratuita, mas com inscrição obrigatória)

segunda-feira nas Meãs do Campo

quarta-feira em Arazede, Santo Varão (Formoselha), Casais Velhos

quinta-feira na Carapinheira, Seixo de Gatões

Sexta-feira na Ereira, Gatões e UFAVVNB (Reveles)

Avós do Coração

Programa de voluntariado de proximidade a Pessoas Idosas que residem sozinhas

junho até dezembro 2018

Visita ao Diário de Coimbra

Visita à Fábrica da Cerveja Práxis

22, 25, 28 e 30 de junho, 3, 5, e 9 de julho

“Vamos defender a nossa Floresta!”

Ação de sensibilização relativa aos incêndios com os serviços de Proteção Civil

18 e 20 de junho

Visita à Tapada de Mafra e ao Convento de Mafra