Festa do Barquense conquistou Casal Novo do Rio

Nos dias 7 e 8 de julho, o Casal Novo do Rio, em Montemor-o-Velho, foi inundado de muita animação e convívio.
A Festa do Barquense celebrou a memória de um lugar outrora conhecido por Barca, por ser o local onde de fazia a ligação entre as margens do Mondego, mas também foi um espaço de cultura, desporto e de celebração do futuro, com a homenagem aos “barquenses”, nascidos entre julho de 2017 e julho de 2018 – Santiago Carvalho Almeida, João Xavier Larcher Camarneiro, Adriana Fonseca Morais e Vicente Grou Carraco dos Reis.
Na ocasião, a vereadora Paula Rama, acompanhada do presidente da União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões, António Pardal, deu os parabéns à organização “pela realização de mais um excelente momento de convívio que é um ponto de encontro entre os barquenses e os seus amigos” e desejou que “na edição de 2019 seja possível homenagear ainda mais jovens barquenses”.
De igual modo, Susana Grou, em representação da equipa composta também por José Simões e Joaquim Fabrício, referiu: “Estamos muito felizes com adesão demonstrada. A festa começa a ficar enraizada e as pessoas esperam o ano todo por este fim de semana”.
“Este ano, a comissão responsável pela festa foi a mesma que em 2009 trouxe a festa para o centro do Casal Novo do Rio, transformando o espaço numa enorme sala de visitas. O jantar de sábado, com 130 pessoas, foi o mais participado de sempre e foi uma enorme surpresa”, esclareceu.
A arruada pelos bombos “BOM... BUS”, da Filarmónica 25 de Set. de Montemor-o-Velho, a missa campal, o desfile das marchas populares do Atlético Clube Montemorense, a aula de zumba, o 1.º jogo de futebol de rua infantil, o jogo de futebol solteiros-casados ou o tradicional almoço convívio de rua foram outros dos pontos altos da programação da Festa do Barquense.
A comissão eleita para 2019 é composta por Ângela Tomé, Pedro Cavaleiro e André Freitas.