Novo livro de Ana Vanessa Lopes fala da "Força do Associativismo"

“A força do associativismo” é o mais recente livro de Ana Vanessa Lopes. Apresentado na Associação Filarmónica União Verridense (AFUV), uma das casas da autora, no passado domingo, dia 30 de setembro, a obra enquadra-se num projeto de investigação promovido pela Casa do Povo de Abrunheira (CPA), que se debruçou sobre a história do associativismo na área geográfica correspondente à atual União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca.
“A força do associativismo” é um “percorrer os caminhos da história de 23 coletividades” do concelho de Montemor-o-Velho e que, de acordo com Ana Vanessa Lopes, “pretende perpetuar a sua memória para que nenhuma caia no esquecimento”. Um trabalho de investigação “muito especial” para a historiadora, que é natural de Verride, mas que “nem sempre foi fácil de construir”. Um “puzzle de memórias” das coletividades e instituições, algumas já extintas, que tanto contribuíram e continuam a contribuir para a comunidade.
Para José Carvalho, presidente da CPA, esta publicação é fruto de “uma profunda, profícua e rigorosa investigação", que levou Ana Vanessa Lopes, sob a chancela da CPA, numa viagem pelos "recônditos lugares da memória desta União de Freguesias em busca de conhecimento, compilando-o para memória futura.” É uma história “repleta de estórias de luta, perseverança, aventuras e desventuras em prol do bem comum” que a CPA acolheu “com especial emotividade”.
O investimento da CPA “na produção cultural e na investigação histórica” foi elogiado por Maria Amélia Álvaro de Campos. A apresentar a obra que considera “exaustiva, rigorosa, clara e objetivante", a historiadora deixou palavras de “reconhecimento pela confiança depositada no ofício da história e de incentivo para que continue a investir” à CPA. "Hoje é a Ana Vanessa Lopes e a CPA que estão de parabéns pelo lançamento do livro. Amanhã são todos aqueles e aquelas que fazem parte da história e da força do associativismo”, concluiu.
No final da apresentação, jovens músicos da AFUV apresentaram um momento musical.
A obra pode ser adquirida na Casa do Povo de Abrunheira.