“Castelo Mágico” | Montemor-o-Velho está no centro do Natal

“O Castelo Mágico é o concretizar de um sonho que anda a ser preparado há dois anos e que será um evento único na região Centro e no país, avançou o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, na apresentação da iniciativa inédita que promete invadir o castelo durante o mês de dezembro e tornar o concelho de Montemor-o-Velho num destino de Natal de referência no panorama regional, nacional e até internacional.
Com o castelo de Montemor-o-Velho a transformar-se num gigantesco parque temático de Natal, o autarca montemorense explicou que este é um evento direcionado para crianças e famílias que vai levar os visitantes numa viagem de sonho, explorando a identidade histórica e a beleza do espaço, sempre com uma componente pedagógica e social forte. A par dos espetáculos de arte circense, a cargo do Chapitô, inspirados em Montemor, na sua identidade e nas personagens históricas, e das atividades de ciência proporcionadas pelo Exploratório, o espaço vai proporcionar animação para toda a família, no mês de dezembro, de quinta-feira a domingo, entre as 10 e as 20h, não faltando os passeios com animais, insufláveis, atividades radicais e até neve.
E porque o Natal é uma época de sonho para todas a crianças, Emílio Torrão destacou o caráter social do evento: “Houve uma preocupação da Câmara Municipal [promotor do Castelo Mágico] e da Sociedade Lusa de Espetáculos [produtor do Castelo Mágico] em proporcionar um conjunto de facilidades para as crianças das escolas que fazem parte dos 19 municípios da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra”.
No decorrer da apresentação, Alexandra Espiridião, do Chapitô, e Catarina Reis, do Exploratório, desvendaram algumas das muitas atividades propostas, nomeadamente a estreia de um planetário móvel, com capacidade para 60 pessoas e onde vão ser exibidos filmes temáticos.
Na ocasião, Tiago Castelo Branco, da Sociedade Lusa de Espetáculos, destacou “a abertura, a inteligência e audácia” do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e da sua equipa na resposta à proposta apresentada e que encontra no castelo de Montemor-o-Velho “o espaço indicado para a criação de um parque temático de Natal”.
Ao reforçar que “vai ser um evento de sucesso na região”, Tiago Castelo Branco referiu que “o Castelo Mágico assenta na imagem do Pai Natal que vai dar e receber”.
O “Castelo Mágico” vai envolver cerca de 100 protagonistas na preparação da animação e está já a gerar uma onde de interesse generalizado, confirmada pelo presidente da Câmara Municipal: “A divulgação tem sido feita só nas redes sociais e a procura tem sido surpreendente, existindo já dias quase esgotados. O Natal está mesmo no centro do País este ano e Montemor-o-Velho está, definitivamente, no centro do Natal”, sublinhou Emílio Torrão.
No final da sessão de apresentação, realizou-se uma visita pelo recinto, onde foram explicadas as principais atrações que vão fazer parte do “Castelo Mágico” e que vão encantar o público de todas as idades.

Saiba mais sobre o Castelo Mágico em https://castelomagico.pt