ADCRA organizou IX montaria ao javali

No dia 3 de fevereiro, dezenas de monteiros, matilheiros e convidados encontram-se a participar na IX Montaria da ADCRA - Associação Desportiva de Caçadores da Região de Abrunheira.
À semelhança das épocas venatórias anteriores, Bruno Rodrigues, presidente da ADCRA, referiu: “Esta iniciativa pretende ser uma forma de controlar a densidade de javalis. Assim, queremos tentar evitar que provoquem demasiados estragos nas manchas florestal e agrícola”.
“Nesta edição, foram usadas 7 matilhas, preparadas 45 portas e, porque queremos que todos levem um pouco da iniciativa para casa, não vai haver leilão das peças de caça, mas sim a sua divisão pelos participantes”, esclareceu.
No momento, Gildo Nunes, diretor da montaria, apelou à responsabilidade dos participantes e disse: “Tenham em consideração as três partes mais importantes numa montaria - segurança, segurança e segurança - e convido-vos a realizarem uma oração pelos caçadores que já não se encontram entre nós”.
Com palavras de reconhecimento “ao trabalho desenvolvido pela ADCRA”, o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, acompanhado da adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Delmina Leitão, e de Carlos Silva, tesoureiro da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, desejou que “seja uma jornada repleta de convívio e confraternização”.
A iniciativa contou também com a colaboração da Comissão de Festas em Honra de Nª Srª da Graça 2019 na preparação das refeições e dos reforços alimentares.
A IX Montaria da ADCRA iniciou-se com os sorteios das portas e o tradicional taco (pequeno-almoço), seguindo-se a montaria e o almoço de convívio. Na edição de 2019, a organização preparou, pela primeira vez, um sorteio de brindes atribuídos aos números de algumas das portas da montaria.