Arroz carolino do Baixo Mondego, resultados desportivos de excelência e nova delimitação da ARU dominaram reunião de Câmara

O executivo montemorense aprovou na passada segunda-feira, dia 15 de junho, por unanimidade, um voto de louvor às alunas Luísa Portugal e Maria Beatriz Cunha pela conquista de títulos em campeonatos nacionais de desporto escolar.

Recorde-se que Luísa Portugal se sagrou vice-campeã em salto em comprimento no Campeonato Nacional Megasprinter, enquanto que Maria Beatriz Cunha alcançou o segundo lugar na prova de salto em altura, no Campeonato Nacional de Juvenis do Desporto Escolar. "Esta é uma forma singela do Município reconhecer os títulos nacionais alcançados por estas duas alunas do agrupamento de escolas de Montemor que estão, agora, dar os primeiros passos numa carreira que esperamos profícua no atletismo", justificou Emílio Torrão, na reunião de Câmara realizada dia 15 de junho.

Também o facto da Comissão Europeia ter acrescentando o arroz carolino do Baixo Mondego à lista de produtos com indicação geográfica protegida (IGP) mereceu destaque do executivo montemorense. "Temos de deixar um elogio ao arroz carolino porque finalmente Bruxelas reconheceu este produto que o Município tanto tem tentado valorizar". As palavras foram do vereador José Veríssimo, mas todo o executivo as partilhou. Aurélio Rama, vereador da coligação PPD-PSD/CDS-PP, enalteceu "todo o trabalho desenvolvido pela Associação dos Agricultores do Vale do Mondego na defesa deste produto", bem como do "saudoso eng.º Carlos Laranjeira". Na opinião do autarca social-democrata, "ainda muito há a fazer na defesa do nosso arroz carolino", como a "conclusão da obra hidrográfica do Baixo Mondego é prioritária" e a "promoção e incentivo do consumo deste produto".

Jorge Camarneiro, vereador da CDU, salientou os resultados alcançados nos Jogos Europeus em Baku por dois atletas ligados a Montemor-o-Velho: o canoísta Fernando Pimenta que conquistou a medalha de prata na prova de K1 1000m e o triatleta João Silva que alcançou o segundo lugar. Recordando a recente "inauguração do relvado sintético do campo das Lages", o vereador agradeceu "a todas as pessoas que intervieram e que contribuíram para que aquele momento fosse possível" e para que "o concelho tenha ficado com mais uma bela infraestrutura desportiva".

Em discussão estiveram, entre outros assuntos, os transportes escolares para o próximo ano letivo e o fornecimento de refeições escolares aos alunos dos jardins de infância e das escolas básicas do 1º ciclo da rede pública, pontos que foram aprovados por unanimidade. O executivo deliberou ainda favoravelmente a nova proposta de delimitação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) para Montemor-o-Velho, "com o tratamento de novos territórios, mais abrangente, para que se trate de forma igual o que é igual", esclareceu o presidente da Câmara, Emílio Torrão. Esta nova proposta "para além de mais abrangente é mais homogénea", incluindo não apenas a zona histórica de Montemor-o-Velho como também toda a área de equipamentos existentes a Nascente e demais edificados até à capela de Nossa Senhora do Desterro, a Sul até ao Mosteiro e a Poente até ao limite do edificado antigo e Ponte da Alagoa.

Abel Girão, vereador da coligação PPD-PSD/CDS-PP, mostrou-se satisfeito pela "proposta apresentada na Assembleia Municipal ter sido considerada" neste novo documento. Também Jorge Camarneiro deu os "parabéns aos serviços por terem acedido a uma contribuição que era importante" e, de uma forma sustentada, terem apresentado "uma nova proposta ainda mais arrojada, permitindo uma intervenção mais plena no centro da vila de Montemor-o-Velho". Recorde-se que este assunto já tinha sido discutido pelo executivo e pela Assembleia Municipal de Montemor, tendo, na altura, ficado o “compromisso pessoal do presidente da Câmara” de rever o processo. No entanto, verificando-se a inviabilidade técnica de alterar o anterior documento devido à incompatibilidade dos "critérios que estiveram subjacentes ao limite indicado, os objetivos a prosseguir" e as alterações sugeridas, foi feita "uma nova análise, que resultou num novo projeto para a ARU, com critérios e objetivos estratégicos diferentes dos anteriormente definidos" e mais ampla, acrescentou a chefe de divisão do planeamento e gestão territorial, Graça Pinto.

Fonte: STIC/GAP (17-06-2015)
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince