Marcha de Meãs do Campo deslumbra na Figueira da Foz

A marcha de Meãs do Campo atuou no S. João da Figueira da Foz e, na noite de 24 de junho, pintou a avenida com as cores da tradição e da cultura de Montemor-o-Velho.

Com toda a produção alusiva ao pintor Manuel Jardim e composta por mais de 80 elementos, a marcha de Meãs do Campo deslumbrou e encantou o público presente, que, à sua passagem, não se cansou de aplaudir.

O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, acompanhado da adjunta, Diana Andrade, fez questão de assistir à atuação, congratulando-se “pela excelente prestação da marcha de Meãs do Campo, que com a beleza dos trajes, a qualidade das coreografias e a originalidade das letras, representou o concelho de Montemor-o-Velho com muito prestígio”.

Piedade Viera, ensaiadora, letrista e um dos elementos da organização composta também por Edmea Silva e Graça Bessa, confirma “a excelente reação do público” e sublinha: “É um orgulho imenso ir a passar e ouvir ‘assim está bem, esta é a melhor marcha que aqui passou!’

Ao lembrar que “o trabalho começou a ser desenvolvido no final do mês de abril”, Piedade Vieira, bastante satisfeita com o resultado final, deixa ainda sentidas palavras de agradecimentos a todos aqueles que colaboraram, aos elementos e aos músicos. “Todos participaram gratuitamente e pagaram os seus fatos. Anda tudo por amor à camisola”, sublinha.

A marcha começa com a apresentação das “Meãs Portuguesa”, retratando a simplicidade da aldeia e as suas gentes trabalhadoras, seguindo-se “Meãs Bairrista” com a sua devoção a Santo António, ao gosto pelos santos populares e pelos bailes e tradições.

O tema principal é dedicado ao artista Manuel Jardim, nascido em Meãs de Campo e um dos grandes vultos da pintura nacional.

Com os arcos decorados com reproduções da obra de Manuel Jardim e com fatos vistosos onde imperam as cores dourado, castanho, preto e vermelho escuro, fazem brilhar ainda mais a arte e a tradição da freguesia.

“E as casas velhinhas / com os seus beirais / são traços gravados / em telas finais | E os enamorados / olham-se a sorrir / murmurando histórias / para ninguém ouvir | E o pinheiro manso / que é o trovador / já ouviu baixinho / mil histórias de amor | são juras de amor / eterna paixão / são falas do coração / e o seu segredo ninguém adivinha / Meãs tu és as rainha!”, (en)cantaram os marchantes das Meãs do Campo.

Para aqueles que não puderam assistir, no do dia 28 de junho, à tarde, em Antanhol e no dia 3 de julho, no Pátio Bar, a partir das 22h, vai ser possível assistir à atuação da marcha de Meãs do Campo e de outras marchas convidadas.

Temas

· Confeção

Adornos

Piedade Vieira