4ª Masterclass de Sopros, Cordas e Percussão já começou

No dia 15 de abril, 106 jovens músicos do concelho embarcaram na aventura musical que os incentiva a melhorar as suas competências técnicas e artísticas. A Masterclass de Sopros, Cordas e Percussão regressa para a sua 4ªedição e, durante a semana, as instalações da Escola Profissional de Montemor-o-Velho (EPM), da Associação Diogo de Azambuja (ADA), vão ser um enorme laboratório musical e um espaço de convívio e confraternização.
Sob a direção pedagógica de Duarte Garcia, maestro da AFUV – Associação Filarmónica União Verridense, a masterclass é direcionada para os instrumentistas da AMA - Academia Musical Arazedense, da Associação Cultural e Recreativa da Carapinheira, da AFUV, da Associação Filarmónica 25 de Setembro e da FIRA - Filarmónica de Instrução e Recreio de Abrunheira e é promovida pela Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, contando a colaboração da ADA.
Antes da assinatura do acordo de colaboração entre as duas instituições, o vereador Décio Matias, na qualidade de presidente da direção da ADA, saudou os participantes na sessão de boas-vindas e referiu :“Espero que tenham as melhores condições de aprendizagem, que aproveitem as nossas instalações para ficarem a saber mais e que, tal como nos anos anteriores, nos voltem a surpreender no concerto de encerramento”.
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, com palavras de reconhecimento “à disponibilidade da EPM e à colaboração do maestro Duarte Garcia”, reforçou: “Esta é das iniciativas da Câmara Municipal que mais me orgulha e que mais prazer me dá que se realize. Estamos genuinamente a promover a cultura musical e o ensino da música. Quero, assim, agradecer a presença do todos os participantes porque são vocês que são os protagonistas e estou muito curioso para ver o concerto de encerramento”.
“Tem sido uma tradição agradável eu ser surpreendido no final com uma maravilhosa prestação da vossa parte. Aproveitem, divirtam-se e sejam felizes”, reiterou.
Ao longo da semana, repartidos pelas classes de flauta (Maria Helena Ruas), oboé (Maria Diz), clarinete (Edgar Cantante e Ricardo Torres), saxofone (Luís Salgado), trompa (Pedro Maia), trombone/ bombardino/tuba (Elias Fernandes), percussão (Tiago Batista) e violino (Andreia Monteiro), os jovens participantes vão aprender mais sobre postura corporal, projeção sonora (projeção, timbre, afinação), respiração ou leitura musical.
Recorda-se que a iniciativa não tem custos para os participantes, estando assegurada a formação, o transporte e a alimentação.
Pela primeira vez e reforçando o cariz dinâmico da masterclass, a iniciativa conta com uma classe de cordas (violino).
No sábado, dia 20 de abril, às 21h30, no auditório da AFUV, em Verride, na União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca, recebe o já tradicional concerto de encerramento da Masterclass de Sopros, Cordas e Percussão.
A entrada é livre.