25 de Abril de 1974 | “Assembleia Municipal vai à Escola”

No dia 24 de abril, no âmbito das comemorações do 25 de Abril de 1974 e à semelhança dos anos anteriores, a iniciativa “Assembleia Municipal vai à Escola” voltou a estar à conversa com os alunos e a mostrar um outro olhar sobre o Dia da Liberdade e as mudanças sentidas na sociedade portuguesa.
Assim, o momento de descoberta e partilha realizou-se no auditório da Escola Profissional de Montemor-o-Velho (EPM), da ADA – Associação Diogo de Azambuja, tendo reunido alunos da EPM e da EPAAD – Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte.
Com palavras de agradecimento à Assembleia Municipal e aos professores da instituição pelo “contributo diário em prol da educação”, o vereador Décio Matias, na qualidade de presidente da direção da ADA, saudou a iniciativa e referiu: “Lembrar o passado é importante para sabermos estar no presente”.
No momento, Fernando Ramos, presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho, avançou que “a iniciativa pretende estar em comunhão com a escola”, fazendo com que os alunos e as alunas tenham um maior contacto com data comemorativa e que sirva para que abordem o assunto com os familiares.
Para além do participado momento de debate realizado no final, a iniciativa, que contou também com a presença do 1º secretário da mesa da Assembleia Municipal, Carlos Lucas Correia, da 2ª secretária da mesa, Célia Craveiro, e dos membros da Assembleia Municipal, Albertina Jorge (PS) e Nuno Cardoso (CDU), procurou, através da temática agrícola, mostrar o desenvolvimento do território.
Assim, a vasta plateia, ouviu atentamente a intervenção de Flávio Ferreira, antigo diretor do Projeto de Desenvolvimento Agrícola do Baixo Mondego - que esteve na origem das obras e do aproveitamento hidroagrícola do Baixo Mondego -, assim como ficou a saber mais, por exemplo, sobre as culturas atuais no Baixo Mondego, apresentadas por Francisco Dias, diretor técnico da ADA.
Destacando as características, a dimensão e a importância da obra, o engenheiro Flávio Ferreira reforçou: “É um projeto praticamente único no nosso país”.
Na próxima sexta-feira, às 10h40, a “Assembleia Municipal vai à Escola” Secundária de Montemor-o-Velho.