Alunos do Secundário continuam a cumprir o legado de Abril

“Começaram tímidos, como qualquer grande acontecimento, mas depois, no final, voltou a cumprir-se o legado de Abril com os alunos das três turmas (10º, 11º e 12º) do curso de Línguas e Humanidades, da Escola Secundária de Montemor-o-Velho, a participarem ativamente e a expressarem os seus desejos e propostas para uma escola, um concelho e um país melhores”, esclareceu Fernando Ramos, presidente da Assembleia Municipal de Montemor-o-Velho, no final da segunda sessão da iniciativa “Assembleia Municipal vai à Escola”, no dia 26 de abril.
“Este ano, considerando que se realizam as eleições europeias, decidimos levar a efeito estes encontros com os alunos mais velhos, nomeadamente da Escola Secundária e das escolas profissionais do concelho – Escola Profissional de Montemor-o-Velho e Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte, da ADA-Associação Diogo de Azambuja, de modo a lembrar-lhes a importância 25 de Abril de 1974, as mudanças que ocorreram na sociedade portuguesa, mas também da responsabilidade e do papel que cada um de nós tem na transformação do mundo”, reforçou.
Ao longo da iniciativa que contou também com a presença e/ou intervenções de elementos da direção do AEMOV – Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, do 1º secretário da mesa da Assembleia Municipal, Carlos Lucas Correia, da 2ª secretária da mesa, Célia Craveiro, e dos membros da Assembleia Municipal, Albertina Jorge (PS) e Nuno Cardoso (CDU); e Francisco Nobre e Cristina Jorge (coligação “Por Montemor Tudo e Sempre” – PPD/PSD. CDS/PP), os alunos e as alunas abordaram, por exemplo, os direitos das mulheres ou a importância de viver em democracia.
No final, as entidades visitaram o mural existente na escola alusivo ao 25 de Abril.
Recorda-se que dia 24 de abril, no âmbito das comemorações do 25 de Abril de 1974, a primeira sessão da “Assembleia Municipal vai à Escola” realizou-se no auditório da EPM.