Montemor-o-Velho | Dezenas de voluntários protegem nenúfar-amarelo

No dia 27 de abril, dezenas de voluntários participaram na 1ª Ação de Voluntariado em Caiaque para o Controlo de Invasoras Aquáticas, no Poço da Cal, em Montemor-o-Velho.
Dinamizada pelo Centro de Ecologia Funcional (CEF) - Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra e com o apoio do Município de Montemor-o-Velho e do ICNF, a iniciativa visou a limpeza e remoção de jacintos-de-água com vista à proteção do nenúfar-amarelo.
“Nos últimos anos perderam-se muitas espécies e esperamos que esta iniciativa, que vai ser a primeira, ajude a preservar, neste local, os poucos exemplares de nenúfares-amarelos que existem em toda a bacia hidrográfica do Mondego”, esclareceu Jael Palhas, do CEF, durante as explicações e cuidados a ter na retirada dos jacintos-de-água.
Na ocasião, o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, acompanhado de Hélder Araújo, coordenador municipal do Serviço Municipal de Proteção Civil de Montemor-o-Velho, e de Luís Leitão, do ICNF, deixou palavras de agradecimento a todos os participantes e, ao reiterar a disponibilidade do município de Montemor-o-Velho para continuar a apoiar iniciativas que permitam a preservação do meio ambiente e da natureza, reforçou: “Com a colaboração das entidades e todos os participantes é possível minorar os efeitos das espécies invasoras”.

Saiba mais em http://invasoras.pt/