Ereira | Emília Cação celebrou 100 anos

O Centro de Dia da Ereira e Apoio Domiciliário, uma das valências da Associação Cultural Desportiva e Social (ACDS) da Ereira, viveu, no dia 3 de junho, mais um momento de grande alegria com a festa do centésimo aniversário de Emília Cação, utente da instituição desde a sua abertura em março de 1997.
Na companhia dos dois filhos e da neta e mimada por muitos populares, utentes, entidades e amigos, a aniversariante, bastante animada e com um sorriso contagiante apreciou o gesto e as muitas surpresas que foram acontecendo durante tarde, nomeadamente a atuação da Tuna da Seniormor da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho.
Na ocasião, o presidente da Junta de Freguesia da Ereira, Vasco Martins, elogiou-lhe a “boa disposição, o espírito solidário e a preocupação com a sua freguesia, em particular para com aqueles que possam estar a passar por alguma dificuldade”.
Joaquim Coelho, presidente da ACDS da Ereira, ao referir “a importância do momento para instituição”, disse: “É a primeira vez que temos alguém que comemora esta data memorável e, provavelmente, a maneira como tratamos os nossos utentes também contribuiu para a chegada ao centésimo aniversário com esta energia”.
A adjunta do Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Delmina Leitão, deu os parabéns à aniversariante, saudou “o exemplo de jovialidade e frescura” de Emília Cação e sublinhou: “Desejamos que nos conforte com sua presença durante muitos anos”.
Nascida e criada na Ereira, e com uma vivência ligada mais atividade agrícola, Emília Cação continua a ser um exemplo e chegou aos 100 anos com energia para dar e vender. Com a bengala a descansar na poltrona, a aniversariante, com o apoio da filha, ainda fez o gosto ao pé e mostrou que ainda é capaz de ensaiar alguns passos de dança.
“Eu gostava muito de dançar quando era nova. Estou muito contente com a festa, mas estou um bocado cansada”, referiu, bastante feliz, enquanto observava o rebuliço pouco habitual nas instalações no Centro de Dia da Ereira e que ficou concluído com um animado lanche de confraternização, os “parabéns a você” e o corte do bolo de aniversário.