Emílio Torrão concretiza “nova abordagem à política social”

No dia 13 de julho, o Cartão Montemor Sénior ficou mais perto de ser uma realidade. Na reunião ordinária do executivo montemorense, o regulamento foi aprovado por unanimidade e segue agora para o período de discussão pública.

Para o presidente da Câmara, Emílio Torrão, “esta é uma nova forma de abordagem de política social, em que queremos também conhecer as ambições e as necessidades desta faixa etária, desejando contar com a sua colaboração”. “Para este executivo os apoios sociais têm que ser para pessoas efetivamente carenciadas. Todas as medidas contidas no regulamento visam despistar os falsos carenciados”, reforçou o edil montemorense.

Emílio Torrão referia-se à vertente social do cartão, “em que os mais carenciados vão ter um acesso mais facilitado a determinados benefícios”. Contudo, a iniciativa, dedicada aos munícipes que residam no concelho há mais de um ano e que tenham idade igual ou superior a 65 anos, contempla ainda uma categoria geral que visa “descontos em serviços e nos estabelecimentos aderentes do concelho” e o ‘benefício +’, “uma categoria dedicada ao voluntariado e que quer aproveitar e estimular a partilha de conhecimento dos seniores”.

O presidente da Câmara avançou ainda que com a implementação do Cartão Montemor Sénior existe “a intenção de desburocratizar, nomeadamente com a disponibilização informática dos diversos documentos. Esta é, simultaneamente, uma forma de dinamizar o comércio local e as empresas prestadoras de serviços”.

Protocolos estimulam desenvolvimento da natação e do futsal

“Estamos a fazer uma política ativa de desporto”, avançou igualmente o Presidente da Câmara no decorrer da reunião do Executivo, nos pontos referentes à aprovação dos acordos a celebrar com o Clube Infante de Montemor e com a Casa do Benfica de Montemor-o-Velho e que visam, respetivamente, estimular “o aparecimento de resultados ao mais alto nível na natação e no futsal”.

No caso da natação, a medida vai permitir, a título de exemplo, libertar alguns dos professores da Escola de Natação de Montemor “para a promoção de outras modalidades e para o reforço de programas de atividade física a desenvolver no âmbito do público escolar e dos mais idosos”, asseverou Emílio Torrão.

Para a história da reunião ficam ainda os cumprimentos de boas-vindas à vereadora Dulce Maria Melo Ferreira que se apresentou em substituição da vereadora Alexandra Ferreira, que pediu a suspensão do mandato pelo período de 120 dias por motivos de licença de maternidade.

Fonte: STIC/GAP (14-07-2015)
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince