ClimAgir foi ao StreetFood Literário de Montemor-o-Velho

No dia 30 de junho, os participantes da 2ª edição do StreetFood Literário de Montemor-o-Velho tiveram mais um motivo para marcar presença no evento que celebrou o espaço público, a literatura, o património e a gastronomia. A tenda expositiva do projeto ClimAgir, da Comunidade Intermunicipal - Região de Coimbra (CIM-RC) esteve no Jardim Municipal para alertar para as questões das alterações climáticas e para as consequências que podem vir a afetar o concelho e o território da CIM-RC.
No decorrer do “Espaço ClimAgir”, programa de rádio transmitido em direto pela Rádio Regional do Centro, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, ao lembrar que “a preocupação com as alterações climáticas está presente desde o primeiro mandato”, enumerou algumas das ações que têm vindo a ser tomadas e sublinhou: “As medidas implementadas são feitas com base num estudo complexo que se encontra em desenvolvimento sobre as alterações climáticas no concelho”.
Na ocasião, Emílio Torrão revelou que “na Feira do Ano vão ser apresentados alguns dos resultados do estudo”, estando previsto o lançamento do manual de boas práticas do uso da água e referiu, a título de exemplo, que “com vista ao uso racional da água, os novos espaços verdes passaram a ter prado de sequeiro ao invés da tradicional relva”.
No decorrer da emissão de rádio que contou também com as intervenções de Armindo Valente, presidente da Cooperativa Agrícola do Concelho de Montemor-o-Velho, de Rui Mota, do ClimAgir, e de Maria de São Luís Centeno, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Centro, o edil montemorense alertou “para possibilidade dos fenómenos atmosféricos extremos começarem a acontecer com maior frequência” e, neste sentido, o município “tem feito um investimento na área da Proteção Civil com vista a proteger pessoas e bens”.