“Estamos na vanguarda da gestão de informação de risco”

No dia 12 de julho, o município de Montemor-o-Velho apresentou a plataforma Flow que visa apoiar as operações da Proteção Civil. Desenvolvida em parceria com a empresa de base tecnológica Enso Origins, a sessão de apresentação realizou-se antes da reunião ordinária da Comunidade Intermunicipal (CIM) - Região de Coimbra (CIM-RC) que decorreu no Centro Operacional de Proteção Civil Municipal de Montemor-o-Velho.
Bastante satisfeito com o trabalho de parceria que tem sido desenvolvido ao longo de dois anos, presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, referiu: “O apoio financeiro disponibilizado é para termos os melhores programadores a fazer um trabalho incrível do ponto de vista daquilo que é a operacionalidade e a informação que a plataforma gera e proporciona ao decisor político e da área técnica da proteção civil”.
“Estamos na vanguarda da gestão de informação de risco na Proteção Civil Municipal”, reiterou.
A maior rapidez no acesso à informação, o cruzamento de dados em tempo real e a integração de várias plataformas são alguns dos atributos que diferenciam a plataforma Flow, fazendo com que, de acordo com o Emílio Torrão, o Município “esteja na linha da frente”.
Ao reiterar o esforço feito no sentido de proteger da população dos riscos associados às catástrofes naturais, o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, sublinhou: “Aquilo que nós estamos a fazer é criar condições para que qualquer evento catastrófico que aconteça em Montemor-o-Velho tenha um impacto reduzido. Neste sentido, este tipo de equipamentos e estruturas pode proporcionar às pessoas melhores condições para enfrentar essas catástrofes naturais”.
Na ocasião, Carlos Ramos, da Enso Origins, explicou que a Flow atua nas componentes de monitorização ambiental, gestão de ocorrências e gestão de meios e avançou: “O nosso objetivo é prestar apoio aos Serviços de Proteção Civil e ajudá-los a melhorar a sua forma de operação. Que possam operar mais e melhor e estar mais informados. Não só no momento em que estão no terreno, mas no final do semestre ou do ano, conseguindo fazer uma coisa que até ao momento não conseguiam. Com a plataforma Flow os decisores e operacionais vão conseguir também olhar para trás, perceber o que é que foi feito, como é que foi feito e como é que pode ser melhorado”.
Recorda-se que dia se iniciou na Base Norte de Apoio Logístico do Meco, que é uma estrutura do Centro Operacional de Proteção Civil Municipal de Montemor-o-Velho, com a apresentação da Brigada de Sapadores Florestais da CIM-RC, assim como decorreu uma visita pelo espaço que vai servir de apoio a várias tipologias de risco que ocorram na zona norte do Município e que vai acolher também um horto pedagógico municipal e um centro de trituração e compostagem.