Festa do Barquense animou Casal Novo do Rio

Durante o fim de semana de 13 e 14 de julho, o Casal Novo do Rio voltou a preparar mais um momento de convívio para os atuais e antigos moradores e para os muitos amigos que fizeram questão de se associar à Festa do Barquense.
No domingo, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, acompanhado da chefe do gabinete Diana Andrade, marcou presença num dos pontos altos das festividades – a homenagem aos barquenses nascidos entre julho de 2018 e julho de 2019 – e, com palavras de incentivo e elogio à comissão organizadora, saudou todos os barquenses e sublinhou: “Aproveito para desejar também as maiores felicidades a todos os jovens homenageados e às suas famílias. Espero que este convívio se continue a realizar e as servir para celebrar o espírito comunitário do Casal Novo do Rio”.
De igual modo, o presidente da União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões, António Pardal, congratulou-se “pela realização de uma festa que voltou a ganhar um espaço na programação anual da União de Freguesias” e por “ser um evento que serve para juntar também a comunidade”.
Sob o mote “Mais que um convívio, uma tradição”, a comissão de 2019 - composta por Ângela Tomé, Pedro Cavaleiro e André Freitas –, apesar do muito trabalho, mostrou-se bastante feliz e satisfeita por preparar “um espaço de convívio para todos e para todas as idades”.
Sofia Gomes, Beatriz Marques, Manel Cavaleiro, Francisca Castanheira e Isabel Melo foram as crianças homenageadas em 2019.
O almoço de rua, a missa campal, o futebol de rua e a atuação do Grupo de Cantares do Casal Novo do Rio foram algumas das atividades que marcaram a Festa do Barquense que vai ter como organizadores, em 2020, Filipe Carraco, Luís Camarneiro e Isabel Dinis.
Recorda-se que o Casal Novo do Rio foi conhecido por Barca por ser o local no qual se fazia a travessia entre as margens do rio Mondego.