Montemor acolhe Encontro Nacional dos Centros de Formação Desportiva

O auditório do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho acolhe, durante os dias 21 e 22 de julho, o II Encontro Nacional dos Centros de Formação Desportiva (CFD) de Atividades Náuticas.

Promovido pelo Programa do Desporto Escolar, o evento tem como objetivo avaliar e monitorizar o impacto das atividades desenvolvidas pelos 25 CFD Náuticos do Desporto Escolar, vocacionados para o ensino e a prática desportiva da canoagem, vela, surf e remo.

Reconhecendo o potencial destes polos desportivos e afirmando que "o executivo montemorense entende que a educação e a prática desportiva devem caminhar bem juntas", o vice-presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, José Veríssimo, fez questão de estar presente na sessão de abertura e garantiu que "a nossa dedicação está expressa, entre outros exemplos, na assinatura do protocolo de cooperação com o Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho que visou a criação do CFD com base no Centro Náutico de Montemor-o-Velho". José Veríssimo deixou ainda palavras de "reconhecimento público pelo trabalho desenvolvido pelo Agrupamento de Escolas de Montemor, bem como uma palavra de elogio a todos os nossos alunos".

Isabel Verão, diretora do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, destacou o facto "da região de Montemor viver hoje um momento alto com as instalações de excelência (do Centro Náutico) a acolherem, esta semana, o campeonato do mundo de canoagem". Realçando "a aposta nacional feita nos Centros de Alto Rendimento e no aproveitamento destes recursos para a área da educação", Isabel Verão salientou ainda o envolvimento e apoio da Autarquia que "tem estado sempre disponível para nos ajudar".

Para José Alberto Duarte, diretor-geral dos estabelecimentos escolares (DGESTE), "os atletas merecem continuar a crescer, muito graças a todo o trabalho desenvolvido pela Desporto Escolar".

"No ano passado tínhamos 11 CFD náuticos, hoje temos 25 CFDN e temos, desde já, a garantia de no próximo ano poder ainda aumentar este número". As palavras são de Vítor Pedroso, diretor-geral da educação (DGE) que garante que, "ao fim de 2 anos de programa de desporto escolar (2013/2017), chegámos a uma realidade impressionante". Agora, para o diretor-geral da educação, é chegada a hora de refletir "sobre como melhorar qualitativamente a ação destes CFD". As parcerias com as Autarquias e com os clubes náuticos são, por isso, fundamentais: "Parte destes CFD baseiam-se nessas parcerias locais e no apoio das diversas federações desportivas", concluiu.

Os Centros de Formação Desportiva vão continuar a marcar a temática deste encontro nacional que irá discutir, entre outros temas, o programa do Desporto Escolar, a organização e o modelo de gestão dos CFD ou os modelos de sistema educativo e do sistema desportivo.

Os trabalhos encerram quarta-feira com chave de ouro. Depois de uma conferência internacional, o II Encontro Nacional dos CFD ruma ao Centro Náutico de Montemor-o-Velho para participar na cerimónia de abertura dos Campeonatos do Mundo de Canoagem Júnior e sub23.

A organização do evento está a cargo da Direção-Geral da Educação e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares.

Fonte: STIC/GAP (21-7-2015)
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince