Pastel de Tentúgal chega à final das 7 Maravilhas Doces de Portugal

No dia 31 de agosto, na gala dos pré-finalistas 7 Maravilhas Doces de Portugal, que se realizou em Ferreira do Zêzere, o Pastel de Tentúgal garantiu um lugar na Grande Finalíssima que vai decorrer em Montemor-o-Velho, no próximo sábado, dia 7 de setembro.
Foi em ambiente de grande festa e apoiado por uma claque imensa, repleta de energia e boa-disposição, que a iguaria, desde o primeiro momento do programa transmitido pela RTP, mostrou toda a sua força e carinho de todos, mantendo-se sempre na posição cimeira da tabela classificativa.
O padrinho da candidatura, João Ataíde das Neves, secretário de Estado do Ambiente, lembrou que “é um pastel com identidade” e “foi precioso” na atribuição do título Região Europeia da Gastronomia 2021, uma candidatura foi apresentada na época em que o governante desempenhava funções como presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.
“É um pastel único, com 408 anos e com a massa mais fina do mundo, com 0,15mm”, reforçou.
Ao avançar que “o Pastel de Tentúgal é só feito por mulheres e é uma mensagem de amor e carinho, para todo o Portugal e para todo o mundo, das mulheres de Tentúgal”, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, sublinhou: “É a consagração de um doce que é uma obra de arte”.
“Agradeço a Portugal, à Junta de Freguesia de Tentúgal, que foi quem iniciou este caminho, aos pasteleiros presentes, que foram muito importantes para esta vitória, e a todos aqueles que acreditaram em nós”, reiterou.
O edil montemorense lembrou ainda que “o grande projeto Região Europeia da Gastronomia 2021”, lançado pelo padrinho da candidatura, vai ser fundamental “para a internacionalização do Pastel de Tentúgal”.
No decorrer da gala dos pré-finalistas 7 Maravilhas Doces de Portugal, José Craveiro, líder da claque, voltou a demonstrar todo o seu amor ao pastel e a Tentúgal e esclareceu: “O Pastel de Tentúgal nasceu dentro do convento para ser remédio para os malnutridos, com as freiras a terem o cuidado de criar, inicialmente, este doce para valer às crianças e aos mais idosos”.
O Pastel de Tentúgal está cada vez mais perto de conquistar o título 7 Maravilhas Doces de Portugal e, por isso, continua a contar com o apoio de todos.
As linhas para votar no Pastel de Tentúgal - 760 107 104 (0,60€ + IVA) - voltam a estar disponíveis no domingo, dia 1 de setembro, as partir das 17h.