Montemor-o-Velho | Dia do Município celebrado com emoção e anúncio de obra estruturante

“O dia 8 de Setembro é o dia maior desta nossa grande Vila e concelho de Montemor-o-Velho, o dia em que todos nós nos sentimos honrados pelo devir da nossa grandiosa participação na história desta região e de Portugal”, começou por referir o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, durante a sessão solene que se realizou nos Paços do Concelho.
Numa intervenção marcada também pela emoção, Emílio Torrão aproveitou o momento para reiterar o desígnio de cumprir “o programa eleitoral enriquecido com os contributos de todos que estejam para construir soluções viáveis e credíveis”. E anunciou que “a Ponte do Paço teve esta semana visto do Tribunal de Contas” e que, portanto, a consignação da obra vai avançar. Emílio Torrão fez ainda referência aos investimentos que se encontram em desenvolvimento na Educação, às obras que estão a concurso e à execução de projetos para arranjos urbanísticos em todo o concelho.
Na ocasião, o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho lembrou ainda que "estão aprovados mais de 3 milhões de euros de fundos comunitários para investir no saneamento público e melhoria do abastecimento público de água no concelho de Montemor-o-Velho que aguardam a aprovação pelo Tribunal de Contas e a subsequente constituição da empresa Intermunicipal de águas e saneamento com os Municípios de Mira e Soure.”
A terminar a intervenção, Emílio Torrão, deixou palavras de reconhecimento aos homenageados, fazendo ainda referência à “projeção nacional notável no concurso das 7 Maravilhas Doces de Portugal” do Arroz Doce e do Pastel de Tentúgal, “brilhante finalista nacional” que “ganhou o legítimo estatuto de embaixador deste concelho de Montemor-o-Velho e das gentes de Tentúgal!”.
Num dos momentos mais marcantes da cerimónia que assinalou o Dia do Município, a ciência e a emoção aliaram-se na hora de entregar o justo reconhecimento a Fernando Ramos, com a Medalha de Mérito Municipal Cultural.
“Não há maior valor para mim do que o conhecimento”, disse no decorrer da intervenção onde recordou o percurso de vida e muitos dos intervenientes que lhe permitiram atingir todo seu potencial enquanto estudante e homem de ciência.
Fernando Ramos lembrou a sua mãe e a verdadeira lição para a igualdade de género que deu há 60 anos e recordou um dos momentos, em 1995 e no âmbito da atividade política, que mais o marcou: conseguir instituir no município a entrega de bolsas de estudo municipais. “No início do meu percurso escolar não havia bolsas de estudo e, por isso, quando se tentou instituir, pela primeira vez, as bolsas, eu sabia bem do que estava a falar”, sublinhou, visivelmente emocionado.
Na ocasião, o vice-presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra e presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, Carlos Monteiro, agradeceu o convite para estar presente e fez questão de destacar “o trabalho ímpar” desenvolvido pelo Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e do seu executivo. “O concelho está na linha da frente e a CIM da Região de Coimbra só pode estar grata por este dinamismo muito tem contribuído para o reforço e valorização da região de Coimbra”, asseverou.
No decorrer da sessão solene foi ainda dado um especial enfoque à cultura, educação e ação social, com a entrega de bolsas de estudo por excelência, assim como foi reconhecido e distinguido o mérito de individualidades nas áreas da cultura.

Bolsas por Excelência
Foram distinguidos 19 jovens (do 2º ciclo ao ensino superior) que tiveram um desempenho de excelência no ano letivo de 2017/2018, e 2 jovens distinguidos com Mérito (Profissional Secundário e Superior), no âmbito do Regulamento das Bolsas de Estudo do Município.

2º ciclo (1)

David José Simões Pereira – Arazede
Artur Ismael Duarte e Silva – Arazede
Telma Sofia Faria Simões – TentúgalDébora Tatiana Sousa Mena – Verride

Bolsas por Mérito (desporto)
Profissional Secundário (1)
André Manuel Robalo Girão Meco – Santo Varão

Superior (1)
Ana Catarina Jesus Ferreira – Arazede

Medalhas de Mérito Municipal:
Medalha de Mérito Municipal Cultural a Fernando Jorge dos Ramos, da Freguesia de Arazede.
Medalha de Mérito Municipal Cultural a José dos Santos Duarte, da Freguesia de Carapinheira.
Medalha de Mérito Municipal Cultural a Fernando Pereira Nunes Curto, da Freguesia de Ereira.
Medalha de Mérito Municipal Cultural a Américo Manuel Figueiredo Rodrigues, da Freguesia de Liceia.
Medalha de Mérito Municipal Cultural ao Arroz Doce do Baixo Mondego, da Freguesia de Meãs do Campo.
Medalha de Mérito Municipal Cultural a José Ferreira Rasteiro, a titulo póstumo da Freguesia de Pereira.
Medalha de Mérito Municipal Cultural a Laurentino Nunes Oliveira, da Freguesia de Santo Varão.
Medalha de Mérito Municipal Cultural a António Ramos Rodrigues, da Freguesia de Seixo de Gatões.
Medalha de Mérito Municipal Cultural ao Grupo Cénico Amador da Portela, da Freguesia de Tentúgal.
Medalha de Mérito Municipal Cultural a António Maria Patrício Mota, da União de Freguesias de Abrunheira, Verride e Vila Nova da Barca.
Medalha de Mérito Municipal Cultural a José Maurício de Freitas Góis, da União de Freguesias de Montemor-o-Velho e Gatões.