Montemor apoia população com inovação

Facilitar e incentivar a deslocação das pessoas entre o centro histórico da vila de Montemor-o-Velho e o Mercado Municipal com uma viatura 100% elétrica e amiga do ambiente é a missão do projeto MOV-TE, apresentado à população este sábado, dia 28 de setembro.

Feliz com a receptividade das pessoas à proposta do Município de Montemor-o-Velho, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, sublinhou que “este é mais um importante passo no caminho de uma mobilidade sustentável e da revitalização do casco velho da vila, através de uma resposta de acessibilidade, amiga do ambiente e inovadora, dirigida aos residentes no centro histórico de Montemor-o-Velho, uma zona que, infelizmente e apesar dos esforços da Autarquia, está a ficar desertificada”.
Emílio Torrão destacou ainda que se pretende "criar um estímulo ao comércio local, principalmente no mercado municipal, um exemplo de proximidade, qualidade e sustentabilidade, que é simultaneamente um verdadeiro ponto de encontro social”.
Numa altura em que o mundo se debate com os efeitos das alterações climáticas, o edil Montemorense revelou que o Município de Montemor-o-Velho tem em curso outros "projetos na área do ambiente, das comunidades sustentáveis e da economia circular que visam uma significativa melhoria da qualidade de vida da população do concelho".

Para Catarina Costa, chefe de unidade de Ambiente, Limpeza Urbana e Saúde Animal da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e mentora do projeto MOV-TE, “as pessoas responderam bem à viatura”. Após uma manhã de sensibilização, “verificou-se que este meio de deslocação entre o centro histórico e o mercado é uma necessidade real da população, principalmente para as pessoas com maiores dificuldades de locomoção". "Os próprios comerciantes gostaram da ideia de podermos ajudar a trazer mais consumidores ao mercado”, revelou, salientando que, nos próximos tempos, o Município vai "auscultar a população interessada” para, eventualmente, se "redefinir o circuito e as paragens que estavam inicialmente previstos em função das necessidades detetadas".

O projeto, apoiado pelo Fundo Ambiental, para além de promover uma mobilidade mais amiga do ambiente, através de uma viatura 100% elétrica e partilhada, entre o centro histórico e o mercado municipal de Montemor-o-Velho, visa fomentar a redução da quantidade de plástico desperdiçado, através da substituição dos sacos de plástico tradicionais por soluções mais sustentáveis, como as cestas, os sacos de pano e de TNT (tecido não tecido), reutilizáveis, para transporte dos bens.

Pretende-se, assim, atingir uma redução de 420kg de plástico e de 470kg de CO2 por ano. Com este projeto, o Município de Montemor-o-Velho pretende ainda criar um estímulo ao comércio de proximidade, promover uma maior interação social e, consequentemente, uma melhor qualidade de vida numa sociedade de baixo carbono.

A viatura 100% elétrica adquirida pelo Município de Montemor-o-Velho, e que agora está ao serviço da população para facilitar o transporte das pessoas e das compras entre o centro histórico da vila de Montemor-o-Velho e o Mercado Municipal, tem autonomia para percorrer até 150km, pode transportar até quatro pessoas e tem uma capacidade de carga de 1630kgs. Se pretende utilizar este transporte elétrico e amigo do ambiente para fazer as suas compras no mercado municipal, deve, nesta primeira fase, contactar a Câmara Municipal.