Garfield, o cão, foi à escola agradecer os bens recolhidos

O Garfield, um simpático e alegre cão do Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia de Montemor-o-Velho (CROACMV), nem sonhava com um dia tão animado. Esta manhã, para além das imensas festas, ganhou (democraticamente) nome de gato e levou para casa vários quilos de ração, mantas e outros bens, recolhidos pelos alunos do 5ºC da escola básica e secundária de Montemor-o-Velho.
A campanha de recolha de bens e alimentos para os animais do CROACMV, entretanto integrada no plano anual da turma, partiu dos pais dos alunos que, em articulação com a diretora de turma e o agrupamento de escolas de Montemor-o-Velho, a alargaram a todas as turmas do 2º ciclo do ensino básico da escola.
“O objetivo, para além da recolha de bens, era sensibilizar os alunos para a responsabilidade necessária para com os animais e divulgar o CROAC de Montemor-o-Velho e os animais que estão para adoção”. Luís Pedro e Susana Pais, os representantes dos pais, sublinharam ainda que “estas experiências são diferenciadoras e inesquecíveis para os alunos, promovendo uma aproximação entre a comunidade educativa, os agentes locais e a realidade social”.
Diana Andrade, chefe do gabinete do Presidente da Câmara, elogiou o dinamismo dos pais e dos alunos, salientando que “é assim que se constrói o futuro” e deixou o repto aos pais de promoverem mais iniciativas que promovam e celebrem a cidadania, garantindo que o Município “está sempre disponível para colaborar”. “Para além de ensinar, é fundamental educar e envolver as crianças e os jovens para os valores fundamentais da cidadania, só assim se constrói uma sociedade melhor”, afirmou.
Durante a manhã, foram ainda apresentados, pela chefe de Unidade de Ambiente, Limpeza Urbana e Saúde Animal, Catarina Costa, os cuidados a ter com os animais de estimação, as suas necessidades e foi pedida ajuda aos mais novos para que divulguem, a “quem quiser adotar um animal, que venha ao CROACMV”.

Recorda-se que o CROACMV é um espaço da responsabilidade da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, cujo objetivo principal é a recolha e alojamento de animais de companhia que se encontrem vadios, errantes ou abandonados na via pública.