Emílio Torrão continua “verdadeira política de ação social”

No dia 12 de outubro, na reunião ordinária do executivo montemorense, foi aprovado, por unanimidade, dar início ao processo da criação do Regulamento Municipal de Apoio à Habitação Degradada.

O regulamento, quando estiver em vigor, vai permitir, por exemplo, intervir em situações de perigo, garantindo condições de habitabilidade aos munícipes, ou adaptar as habitações, eliminando barreiras arquitetónicas.

No final da reunião, o presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, garantiu: “É um compromisso social deste Executivo. Esta é uma das medidas que se destina a dar apoiar às camadas da comunidade mais desfavorecidas e vem em complemento do Regulamento de Emergência Social e do Regulamento Municipal do Cartão Montemor Sénior.”

“Estamos, pela primeira vez, a dotar estruturalmente o município de um corpo regulamentar que permita uma verdadeira ação social”, asseverou.

Emílio Torrão vai mais longe e clarifica: “No passado existiam muito boas intenções, mas acabavam por ficar sem efeito porque não existiam regulamentos que permitiam à Câmara Municipal atuar de imediato, de forma isenta e idónea. Neste momento, nós não estamos a prometer, estamos, efetivamente, a concretizar o nosso objetivo de dotar o município de uma verdadeira política de ação social”.

De igual modo, a vereadora Alexandra Ferreira esclarece: “O atual regulamento não reúne as condições para um efetivo apoio às habitações degradadas, por isso é fundamental definir, com clareza, destinatários, condições de atribuição, tipos de apoios, bem como todas as fases do processo desde a candidatura, ao processo de seleção e à verificação dos apoios atribuídos”.

A vereadora considera que “a medida pretende favorecer um desenvolvimento local sustentado e na promoção de medidas de âmbito social” e lamenta: “O Governo deveria olhar para esta problemática com mais atenção e criar programas de apoio à habitação degradada”.

Fonte: STIC/GAP (14-10-2015)
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince