Formiguinhas já têm a 1ª Horta Pedagógica

A 1ª Horta pedagógica do projeto “Ser Saudável” foi inaugurada na Escola Básica de Meãs do Campo, na Coutada, no dia 16 de outubro. No Dia Mundial da alimentação, o concelho dá mais um passo para construção de uma sociedade mais consciente e saudável.

Com elogios a todas as entidades envolvidas e aos rostos mais visíveis do projeto - o enfermeiro Artur Simões, da UCC (Unidade de Cuidados na Comunidade) e Vítor Pardal, do Agrupamento de Escolas de Montemor o Velho, o presidente da Câmara, Emílio Torrão, referiu: “Este é um projeto que eu conheço desde que a minha filha frequentava a escola deste concelho e, agora em conjunto com a Câmara Municipal, estamos a sistematizar um conjunto de ações e a torná-lo mais grandioso e mais pragmático, com manifestações práticas e úteis para que as formiguinhas – a formiga é a mascote escolhida para o projeto – possam ser mais saudáveis, para que aprendam e exijam dos pais uma alimentação mais saudável”.

Emílio Torrão lembrou ainda: “Estamos a desenvolver um conjunto de ações, sempre em parceria. Tal como no ‘Ser Saudável’, entendemos que o nosso envolvimento só faz sentido se formos uma mais-valia”.

“A comunidade e as diversas entidades têm que se envolver neste projeto. Quero acreditar que estarão aqui futuros empresários agrícolas e cidadãos capazes de valorizar o futuro do nosso concelho”, concluiu.

Recorde-se que a implementação do programa “Ser Saudável” visa a promoção da saúde e prevenção da doença, estruturando-se em dois eixos prioritários de intervenção: A alimentação saudável – da Horta à Sopa - e o exercício físico – Mexe-te mor.

Da Horta à Sopa, dedicado ao pré-escolar e ao 1º Ciclo, pretende, por exemplo, a reintrodução da sopa como prato principal nas refeições, mostrar aos mais novos a origem dos produtos, bem como desenvolver o espírito de equipa, a motivação, a responsabilidade, o amadurecimento pessoal e a criatividade.

A inauguração oficial da 1ª horta pedagógica contou com a presença de diversas entidades, pais e encarregados de educação.

O programa é uma organização do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho (AEMOV), da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) e da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, ficando a AEMOV e UCC com as funções de supervisão/coordenação.

“Ser Saudável” conta com a parceria das Juntas de Freguesia aderentes, Escola Profissional Agrícola Afonso Duarte, Escola Profissional Montemor-o-Velho, Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Velho, Cooperativa Agrícola do Concelho de Montemor-o-Velho, Cooperativa Agrícola do Bebedouro, Escola de Hotelaria de Coimbra, Escola Superior de Educação de Coimbra, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Empresas Locais e Nacionais.

Fonte: STIC/GAP (16-10-2015)
Texto escrito conforme o Acordo Ortográfico - convertido pelo Lince