Noite de Fados da ADCR Pereira foi um sucesso

O Celeiro dos Duques de Aveiro, em Pereira, foi pequeno para receber a 3ª edição da Noite de Fados da ADCR (Associação Desportiva, Cultural e Recreativa) de Pereira. Cerca de 150 participantes lotaram as inscrições disponíveis, confirmando o sucesso da iniciativa dedicada à canção nacional elevada, pela Unesco, a Património Cultural Imaterial da Humanidade.
O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, acompanhado do vice-presidente, José Veríssimo, com palavras de incentivo e elogio à ADCR de Pereira, sublinhou: “Esta é boa utilização do Celeiro do Duques de Aveiro. Está de parabéns Jorge Ferreira e a sua equipa por reforçarem a dignidade e a elevação deste espaço, com a realização de iniciativas culturais”.
De igual modo, o presidente da Junta de Freguesia de Pereira, António Ferreira, desejou “uma excelente noite cultural” e fez questão destacar “o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela ADCR de Pereira”.
Ao mostrar-se muito satisfeito "com a enorme quantidade pessoas a quererem estar presente na Noite de Fados, tendo até que recusar inscrições”, Jorge Ferreira, presidente da ADCR de Pereira, congratulou-se pela elevada adesão à iniciativa e agradeceu também a presença dos músicos e das fadistas presentes.
Antes de se fazer silêncio para se ouvir cantar o Fado, foi também tempo para as entidades e o público presente fazerem um momento de silêncio em homenagem a Salvador Félix, falecido recentemente, em reconhecimento da sua atividade e dedicação ao tecido associativo de Pereira e à freguesia.
Por uma noite, o Celeiro dos Duques de Aveiro transformou-se numa tradicional casa de fados, tendo contado com a participação de Arménio Canais (viola de Fado), Rui Monteiro (guitarra portuguesa) e as vozes de Ândria Nunes, Joana Mendes, Beatriz Pinto, Margarida Girão e Célia Fonseca.