Dia da Tradição lembrou cultura gandaresa nos Resgatados

O Sobreiro - Centro de Cultura, Recreio e Desporto, nos Resgatados, na freguesia de Arazede, voltou a surpreender, no dia 23 de novembro. O Dia da Tradição reuniu mais de duas centenas de convivas que, no decorrer da iniciativa, apreciaram os sabores, a cultura e a tradição da região da Gândara.
A presidente da direção d’O Sobreiro, Sara Simões, bastante feliz com a elevada participação, referiu: “Este ano trouxemos mais uma inovação a este dia de convívio tradicional: a representação de um arraial gandarês”.
“Queremos proporcionar aos mais velhos um dia de festa, mas também queremos mostrar aos mais novos como eram a vivências da nossa terra antigamente. É importante lembrarmos e mostrarmos a nossa riqueza cultural”, avançou.
À margem da iniciativa, o vereador Décio Matias, congratulou-se “pelo excelente momento cultural proporcionado pel’O Sobreiro” e desejou que “a equipa liderada pela presidente Sara Simões continue a dar mostras de uma enorme vitalidade, garra e a trabalhar em prol da comunidade”.
Após o almoço de convívio de febras e serrabulho, e ao qual não faltou o sempre saboroso arroz doce, as papas doces de abóbora e as papas de moado, a animação prosseguiu com a atuação do grupo de cantares “Alegria do Zambujeiro” e com a realização do arraial gandarês, destacando-se, a título de exemplo, a representação das vindimas, o limpar do milho na tarara, assim como a preparação da broa no forno, a secagem das sementes de abóbora ao sol ou a construção dos cestos de verga.
O Dia da Tradição ficou concluído com o sempre animado magusto.

Saiba mais em https://www.facebook.com/osobreiro.resgatados/