Santa Casa da Misericórdia da Vila de Pereira renova “a capacidade de sonhar”

No dia 10 de janeiro, realizou-se, na Igreja da Misericórdia de Pereira, a cerimónia da tomada posse dos Órgãos Sociais da Santa Casa da Misericórdia da Vila de Pereira (SCMVP) para o quadriénio 2020-2023.
Com palavras de elogio à equipa dirigida pelo provedor da SCMVP, Adérito Galvão, entre 2016 e 2019, o Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, mostrou-se “muito orgulhoso do trabalho feito”, tendo também aproveitado para lembrar “o papel importante, o sonho e ambição” do antigo provedor, Salvador Félix, falecido recentemente.
Ao destacar “um trabalho muito bem estruturado, notável e cheio de coragem” feito por Adérito Galvão no primeiro mandato, Emílio Torrão desejou ao provedor, que inicia um segundo mandato, e à sua nova equipa, um percurso repleto de sucessos.
Na ocasião, o edil montemorense aproveitou ainda para agradecer publicamente “a disponibilidade da SCMVP para com a Câmara Municipal e a todos os pereirenses por terem respeitado as indicações” na altura das cheias, assim como se mostrou disponível para continuar a apoiar a secular instituição pereirense, nomeadamente na recuperação do seu património.
“Temos que colocar esta igreja no lugar que ela merece. É uma das igrejas mais bonitas do concelho e tem um conjunto de atributos que são únicos”, reforçou.
De igual modo, o presidente da Junta de Freguesia de Pereira, António Ferreira, reiterou os elogios à equipa da SCMVP “pelo belíssimo trabalho que tem desenvolvido” e mostrou-se disponível “para continuar a colaborar com uma instituição tão importante para a freguesia”.
Ao iniciar um novo ciclo que “aposta na continuidade de todo o trabalho realizado nos últimos quatro anos”, Adérito Galvão lembrou o período muito difícil da instituição, o trabalho feito e sublinhou: “Embora a SCMVP, neste momento, se encontre numa situação financeira estável, ainda existe um longo caminho a percorrer de forma a atingir a situação ideal”.
O provedor da SCMVP agradeceu o apoio de todos, deixando também uma palavra especial à “Câmara Municipal, na pessoa do seu Presidente” pela comparticipação nas obras de arranjo exterior da Igreja da Misericórdia.
Depois de enumerar as diversas intervenções no Centro de Dia, na Unidade de Cuidados Continuados, nos espaços dedicados à infância e de explicar algumas das medidas financeiras tomadas, Adérito Galvão encara o futuro com confiança e prudência.
“Para os sonhos passarem da intenção à realidade, teremos de continuar a dar o nosso melhor, a lutar contra as adversidades e a procurar sempre a excelência, porque a nossa capacidade de sonhar, de acreditar, não deve ter limites”, reforçou.
A rentabilização do espaço da Unidade Cuidados Continuados, a recuperação da casa do antigo hospital e a renovação da irmandade da Misericórdia são alguns dos propósitos para os próximos quatro anos.

Santa Casa da Misericórdia da Vila de Pereira (SCMVP) | Órgãos Sociais 2020-2023

Assembleia Geral
Presidente – Camilo Lourenço