Grupo Folclórico da Vila de Pereira cantou As Janeiras

No sábado, dia 18 de janeiro, a tradição fez-se ouvir um pouco por todo concelho de Montemor-o-Velho. Na freguesia de Pereira e à semelhança dos anos anteriores, o Grupo Folclórico da Vila de Pereira percorreu os principais locais da freguesia para cantar As Janeiras.
“Ainda agora aqui cheguei / logo pus o pé na escada / logo meu coração disse / aqui mora gente honrada / As janeiras vimos cantar / com a nossas canções modestas / desejando em cada lar / Alegria e Boas Festas”, foram as palavras que (en)cantaram na Associação dos Amigos dos Casais Velhos e Casal Minhoto (Mioto), no Largo 25 de Abril, no Largo da Torre, na Praça da Urbanização Quinta de São Luiz, na Unidade de Cuidados Continuados Integrados, na Casa Paroquial, no Largo do Terreirito, na Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Pereira (ADCRP) e Junta de Freguesia de Pereira.
No final do percurso e antes do momento de convívio, a formação pereirense foi recebida pelo vereador Décio Matias e por elementos do Executivo da Junta e da Assembleia de Freguesia de Pereira.
Ao destacar “a importância da ADCRP para a freguesia”, o presidente da Junta de Freguesia de Pereira, António Ferreira, congratulou-se “por ser um grupo cheio de juventude”, elogiou o trabalho de Rui Almeida, coordenador do grupo folclórico, e destacou “o papel preponderante que o grupo tem desenvolvido na promoção também das Queijadas de Pereira”.
De igual modo, o vereador Décio Matias, reconheceu que “a ADCRP tem tradição, que se constitui como uma associação de referência na freguesia e no concelho”; e que o Grupo Folclórico, sob a orientação de Rui Almeida, “tem todas as condições para continuar a alcançar um patamar ainda mais elevado”.
A par da riqueza cultural, Décio Matias destacou ainda que “a Queijada de Pereira se apresenta como um dos ex-libris da freguesia e do concelho”. “As instituições da freguesia e a comunidade têm que unir esforços ao redor da queijada, para assim dar ainda mais destaque e visibilidade ao território”, reforçou.
Na ocasião, o presidente da ADCRP, Jorge Ferreira, deixou palavras de agradecimento à Câmara Municipal de Montemor-o-Velho e à Junta de Freguesia “pelo apoio recebido” e reforçou que “a associação é uma casa de todos e de todas as suas secções”.