Câmara Municipal de Montemor-o-Velho promove a Economia Circular e a redução do uso do plástico

A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho está a implementar medidas de redução do uso do plástico com a adoção de garrafas de vidro e sistemas de purificação de água nos edifícios municipais.
Pretendendo promover a Economia Circular, reduzindo a pegada de carbono e a diminuição do uso de garrafas de plástico, este projeto do Município Montemorense contemplou a instalação de máquinas de purificação de água e a aquisição de garrafas de vidro reutilizáveis.
“Queremos erradicar o uso de garrafas de plástico nos serviços municipais e contribuir para um desenvolvimento sustentável, apoiado num compromisso sério com o ambiente”, e, por isso, Emílio Torrão, acompanhado da adjunta Célia Craveiro e da diretora de departamento de administração geral e finanças da Autarquia, Andreia Lopes, distribuiu esta manhã garrafas de vidro reutilizáveis pelos colaboradores da Autarquia.
“Esta é uma aposta não apenas no ambiente, como também na sustentabilidade. Definimos um claro compromisso de reutilização, que formalizamos com a distribuição das garrafas de vidro, e de reabastecer e consciencializar, ao incentivarmos o consumo da água da nossa rede. É um pensamento circular que se vai refletir para além da Câmara Municipal e dos seus colaboradores”, explicou Andreia Lopes.
Paralelamente, foram ainda distribuídos material de estacionário e máscaras sociais reutilizáveis aos trabalhadores da Autarquia. Produzidas por costureiras voluntárias do concelho, estas máscaras de TNT (‘tecido não tecido’) de 3 camadas SMS (‘spunbond-meltblown-spunbond’), indicado para uso em máscaras para filtragem de micropartículas e vírus. Sendo mais um exemplo de solidariedade nesta pandemia, diversas colaboradoras e amigas do atelier “Costurar Afetos”, da Carapinheira, e Ana Grazina, do Paião (Figueira da Foz), aceitaram o desafio da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, que forneceu o material, e sentaram-se à máquina para costurarem máscaras de uso social reutilizáveis. Uma parte dessas máscaras foi agora distribuída aos funcionários da Autarquia, sendo que está a ser programada a entrega às IPSS’s do concelho.