Região de Coimbra 2.X mostra inovação ao serviço dos munícipes em Montemor-o-Velho

Começou esta manhã, em Montemor-o-Velho, a volta pela inovação, pela proximidade, pela rapidez de uma Administração Local mais uniforme e coesa, com a apresentação aos munícipes do projeto Região Coimbra 2.X.

Junto ao Mercado Municipal, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) deu a conhecer as vantagens da adesão aos serviços municipais online, que, para além de simplificar e uniformizar processos, evita deslocações aos serviços administrativos e facilita a vida ao cidadão.

Carlos Monteiro, vice-presidente da CIM-RC, congratulou-se por iniciar “a apresentação deste projeto em Montemor-o-Velho, que foi um dos primeiros Municípios que avançou com a modernização administrativa e a levar as novas tecnologias e os serviços a todas as freguesias e lugares do concelho, idealizando e disponibilizando aos seus munícipes uma unidade móvel”. Falando da “grande mais valia deste projeto, que é as pessoas não terem de se deslocar para tratar dos assuntos com as câmaras”, o vice-presidente da CIM-RC reforçou que o Região de Coimbra 2.X "torna os processos mais ágeis, mais rápidos, mais baratos e torna a região mais coesa por todos os 19 municípios terem os mesmos procedimentos. O ideal seria o resto do país acompanhar a CIM-RC neste caminho e reforçar a coesão nacional”, concluiu.

Referindo que “agora os 19 municípios falam a mesma linguagem graças à normalização dos procedimentos”, Emílio Torrão salientou que “este projeto não tem fim e vamos continuar a inovar, até porque as necessidades dos Municípios e dos Munícipes está em constante renovação”. “Hoje temos 22 formulários comuns aos 19 municípios que já estão a facilitar a vida aos munícipes, dando uma resposta viável para que possam resolver os seus assuntos sem se deslocarem, mas já estamos a trabalhar em mais 13 novos formulários que estão disponíveis em qualquer lugar, todos os dias, a qualquer hora, sempre em segurança e com toda a eficiência”. O Presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho acrescentou ainda que “a pandemia veio valorizar este projeto que está em desenvolvimento desde 2017, mostrando que estamos no caminho certo e que temos de continuar a trilhar este caminho da modernização administrativa”.
Elogiando a “vontade férrea dos 19 presidentes em avançar com este projeto” e dos “trabalhadores dos Municípios e da CIM-RC por todo o trabalho de desenvolvimento”, Emílio Torrão garantiu que quer “ir mais longe, no sentido de uma administração local de qualidade que englobe os 19 municípios da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra”.

As ações de divulgação do projeto vão continuar em todos os Municípios da CIM-RC e regressam a Montemor-o-Velho já esta segunda e terça-feira, em frente aos Paços do Concelho, para mostrar que a inovação está na ponta dos dedos.