Câmara Municipal de Montemor-o-Velho vai investir mais de 750 de mil euros na regeneração urbana do centro histórico de Montemor-o-Velho

O antigo edifício da GNR e o Largo do Cruzeiro, junto ao Mercado Municipal, em Montemor-o-Velho, vão sofrer obras de intervenção.
Esta sexta-feira feira, dia 25 de setembro, o executivo municipal aprovou, por unanimidade, em reunião de Câmara, a adjudicação das duas empreitadas que representam um investimento superior a 750 mil euros.
O antigo edifício da GNR, que chegou também a ser um espaço usado pelo CITEC – Centro de Iniciação Teatral Esther de Carvalho, vai ganhar novos usos com a reabilitação, querendo ser um polo dinamizador de empreendedorismo e criatividade, capaz de atrair mais gente ao centro histórico e, ao mesmo tempo, potenciar o desenvolvimento de trabalho colaborativo para o desenvolvimento ideias e de negócios que possam ser também uma mais-valia para a economia local.
Com um investimento superior a meio milhão de euros e que conta também com o apoio de fundos europeus, no âmbito do Programa Operacional do Centro, a intervenção realiza-se ao abrigo do Plano de Ação para a Regeneração Urbana (PARU) de Montemor-o-Velho, enquadrado na Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Montemor-o-Velho.
De igual modo, a requalificação do Largo do Cruzeiro integra as ações previstas em PARU e seu enquadramento na ARU de Montemor-o-Velho e promete transformar por completo a relação da comunidade com aquele local da sede do concelho.
Ao dar-lhe um novo uso, o espaço que se encontra descaracterizado vai ganhar um novo arranjo urbanístico, assim como vai ser equipado com estruturas que possam vir a permitir uma maior visibilidade e melhores condições aos pequenos produtores locais para exporem os seus produtos.
A intervenção vai também reformular as relações entre o trânsito automóvel e o trânsito pedonal, estando, por isso, previsto o reforço do espaço dedicado aos peões com o aumento da área de passeios e representará um investimento de cerca de 187 mil euros.

O Município de Montemor-o-Velho continua assim, e mesmo em tempo de pandemia, a avançar com os projetos essenciais para o futuro do concelho e para o bem-estar dos Munícipes, promovendo a retoma e o crescimento da economia.