Montemor-o-Velho assina adenda ao contrato de financiamento dos prejuízos decorrentes do Leslie

O Município de Montemor-o-Velho assinou, dia 26 de outubro, uma adenda ao contrato de auxílio financeiro no âmbito do Fundo de Emergência Municipal para fazer face aos prejuízos causados pela tempestade Leslie.

O documento foi assinado pelo presidente da Câmara Municipal, Emílio Torrão, a Diretora-Geral das Autarquias Locais, Sónia Ramalhinho, e a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Isabel Damasceno, durante uma cerimónia presidida pela ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Alexandra Leitão, na Figueira da Foz.
A adenda agora celebrada define um reforço do auxílio financeiro previsto no contrato inicial, assinado em 5 de dezembro de 2019, no montante de 333 mil euros, para reparação de edifícios, equipamentos e infraestruturas municipais danificadas pela passagem da tempestade Leslie, na noite de 13 para 14 de outubro de 2018.

Na ocasião, a ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública referiu que “no total do corrente ano foi atribuída uma comparticipação de 3,6 milhões de euros aos municípios especialmente afetados, um montante que se soma a 1,4 milhões de euros já transferidos em 2019, no âmbito do Fundo de Emergência Municipal”. No que diz respeito aos apoios do Estado às instituições privadas sem fins lucrativos e outras instituições de solidariedade social também afetadas pela Leslie, a governante avançou que foi possível concluir o processo de validação e admissão de candidaturas e, que muito em breve, será possível formalizar os contratos de financiamento, com uma dotação aproximada de um milhão e duzentos mil euros, a investir até ao final deste ano.