Município de Montemor aprova orçamento para 2021

A Câmara Municipal de Montemor-o-Velho aprovou esta segunda-feira, dia 30 de novembro, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano (GOP) para 2021, no valor de cerca de 30,8 milhões de euros, representando um crescimento de 15% relativamente a 2020. A valorização do território, a qualidade de vida dos munícipes, o ambiente, a educação, o apoio social de emergência covid-19 e as medidas de apoio social e económico a todas as famílias e empresários locais são algumas das prioridades definidas neste documento.

A proposta foi aprovada por maioria, com 3 votos contra dos vereadores da coligação PPD/PSD CDS-PP, e será remetida à Assembleia Municipal para aprovação.

Refletindo a manutenção da sustentabilidade financeira do Município, o Orçamento para 2021 mantém a tendência de desagravamento fiscal sobre os munícipes e as empresas, apoiando famílias e empresários locais nesta altura de grande incerteza causada pela pandemia da Covid-19. O executivo liderado por Emílio Torrão propõe, assim, a redução de impostos locais em toda a linha: redução da participação a que o Município tem direito no IRS para 4,5%, do IMI para 0,34% e da derrama para 1,4%.

O início do projeto de requalificação de escolas, a qualificação do espaço público e valorização do património histórico e cultural, o apoio à mobilidade, a criação da rede de ciclovias e a intervenção em vias estruturantes, bem como o reforço da qualidade ambiental, são alguns dos projetos a desenvolver em 2021.
Um orçamento realista e ambicioso, assente no rigor e na transparência, que pretende afirmar o Município de Montemor-o-Velho no âmbito da gestão de recursos, na valorização e gestão sustentável do território e na adoção de políticas inovadoras de coesão social, com particular incidência na educação, agricultura, indústria, ação social e cultura.