Mais de 40 a caminhar pela saúde mental

Nem a chuva que se fez sentir esta manhã afastou as mais de quarenta pessoas que participaram na caminhada "envolver+ pela saúde mental".

A Praça da República, em Montemor-o-Velho, foi o ponto de partida de uma caminhada de 5km que passou pela rua dr. José Galvão, pela avenida dos Bombeiros Voluntários, seguiu para o Casal Novo do Rio e regressou pela zona beira-rio velho até chegar novamente à Praça da República.

Sensibilizar a comunidade para a questão da saúde mental, combater o estigma da doença e promover hábitos de vida saudáveis essenciais para uma boa saúde mental foram os principais objetivos desta atividade.

Promovida pela Associação Fernão Mendes Pinto e pela UCC - Unidade de Cuidados na Comunidade de Montemor-o-Velho, em parceria com o projeto iMontemor 3G (Programa CLDS 3G), com o apoio da Autarquia Montemorense e co-financiada pelo INR - Instituto de Reabilitação, esta caminhada integra a campanha "Outubro - Envolver+ pela Saúde Mental".

Na agenda estão ainda duas ações de informação e formação a decorrer na Biblioteca Municipal Afonso Duarte, a primeira, já dia 18, pelas 14h30, irá capacitar os cuidadores formais na sua atividade profissional com pessoas com doença mental e/ou demência. A segunda vai acontecer a 27 de outubro, também pelas 14h30, e pretende apoiar os cuidadores informais (familiares e pessoas de referência) na tarefa quotidiana de cuidar de uma pessoa com doença mental.

A sessão de encerramento vai ter lugar dia 28, na Galeria Municipal, com a exposição do portfólio das atividades realizadas durante o mês, a apresentação dos resultados das atividades realizadas e uma largada de bolas de sabão na Praça da República pelas crianças do Infantário Ilda Moreno - AFMP, os utentes da APPACDM de Montemor-o-Velho e os idosos da Santa Casa da Misericórdia de Montemor-o-Velho.