Mais de 200 seniores fazem exercício durante o confinamento

A Guilhermina Gaspar, a Leonilde Rodrigues, a Nilce Jesus, o José Teixeira e a Maria Azambuja já estão em contagem decrescente e a desejar que o dia 5 de abril chegue depressa. São seniores, vivem no concelho de Montemor-o-Velho e, desde que começou o confinamento, praticam exercício físico com recurso às aulas publicadas nos canais digitais do Município (Facebook, Instagram e Youtube) e às fichas de exercícios e de desafios mensais entregues pelos técnicos de desporto da autarquia montemorense.
“Sentimos a falta das aulas ao vivo e do convívio com os colegas e os professores”, explica Guilhermina Gaspar, enquanto exibe a ficha com os exercícios propostos e a devida cruz nos que já foram feitos, assinalando, deste modo, o cumprimento da meta proposta para este formato reinventado da atividade “Viver Saudável”.
São unânimes nos elogios à iniciativa da Câmara Municipal e na “importância dos exercícios para manter o corpo a mexer e a cabeça ocupada”, mas referem amiúde que gostariam “que as aulas ao vivo chegassem depressa”.
Durante a entrega dos planos de exercícios é-lhes explicada a forma correta de os praticar e, ao mesmo tempo, vai-se combatendo os efeitos do confinamento com dois dedos de conversa – à distância de segurança e sempre com o álcool gel à mão.
A par dos exercícios físicos, os participantes recebem também tarefas que procuram estimular a memória. Este mês, a criatividade é a palavra de ordem e o desafio é escrever e partilhar uma história, um poema ou um evento marcante da vida.
São mais de 200 seniores espalhados por todas as freguesias e uniões de freguesia do concelho de Montemor-o-Velho que usufruem gratuitamente do acompanhamento técnico municipal personalizado.
Em abril, a atividade física vai regressar ao regime presencial, estando prevista a realização de caminhadas.
A iniciativa, que está integrada no programa municipal “Seniores em Movimento” e que começou em novembro de 2016, visa promover a qualidade de vida e um envelhecimento ativo da população sénior do concelho.

Para se inscrever ou ficar a saber mais sobre a atividade “Viver Saudável”, contacte os números 239 688 180 (Unidade de Desporto e Juventude) ou 239 687 300 (Unidade de Ação Social e Saúde Pública).