Sitíos Mágicos estão quase a começar!

Durante os próximos 12 meses a magia vai unir os municípios de Coimbra, Condeixa-a-Nova e Montemor-o-Velho. “Sítios Mágicos” arranca já no fim de semana de 24 e 25 de abril com espetáculos de magia, gratuitos, a decorrer simultaneamente nos três concelhos.

O projeto “Sítios Mágicos” resulta de uma parceria estabelecida entre os municípios de Coimbra, Condeixa-a-Nova e Montemor-o-Velho, é financiado por fundos europeus e garante uma programação cultural em rede, itinerante e de abrangência intermunicipal, na área das artes performativas.

Com direção artística do mágico Luís de Matos, o programa tem início já no próximo fim de semana, vai decorrer durante 12 meses, com atividades totalmente gratuitas que incluem espetáculos de magia, visitas guiadas, escolas de magia e galas finais, em que terão oportunidade de se apresentar os melhores alunos das várias turmas de magia.

O objetivo é dar a conhecer o património, dinamizar o turismo interno e as economias locais, envolvendo de forma direta as populações em experiências artísticas e culturais.

Este é mais um contributo das Câmara Municipais de Coimbra, de Condeixa-a-Nova e de Montemor-o-Velho para a retoma das atividades culturais, depois de um longo período de confinamento como medida de contingência para a pandemia da COVID-19.

Os “Sítios Mágicos”, assentes num princípio de responsabilidade ambiental, económica e social, pretendem promover a imagem de uma região atrativa e segura e foram desenhados com o intuito de garantir o acesso à cultura por todos os cidadãos, criando, deste modo, novos públicos e um território mais inclusivo.

A programação decorrerá em locais com forte ligação à história dos três concelhos, com todos os recintos, espaços e equipamentos culturais a respeitarem as orientações da Direção-Geral da Saúde, bem como as regras previstas nos planos de contingência municipais.

Os “Sítios Mágicos” arrancam às 09h00, do dia 24 de abril, em simultâneo nos três municípios, com as primeiras aulas das Escolas de Magia, seguidas de espetáculos com artistas internacionais, estando associadas visitas guiadas aos locais onde se realizarão as iniciativas.

Em Coimbra, o primeiro fim de semana terá lugar no Convento São Francisco; em Condeixa-a-Nova no PO.RO.S - Museu Portugal Romano em Sicó; e em Montemor-o-Velho a magia acontece no Castelo.

As Escolas de Magia, com quatro turmas por município, são destinadas a alunos matriculados nas escolas dos respetivos concelhos, dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico e do Ensino Secundário, sendo as inscrições limitadas a 10 alunos por turma. Apesar de todas as iniciativas serem gratuitas, é necessária reserva, através da Ticketline e a inscrição para as Escolas de Magia através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Devido às contingências impostas pela evolução da pandemia, a programação atualizada estará disponível nos sites e redes sociais das autarquias e na página de Facebook dos “Sítios Mágicos”.