Montemor-o-Velho com Transporte Flexível a Pedido

Montemor-o-Velho vai ter em funcionamento, a partir do 13 de setembro, o projeto piloto SIT Flexi - Transporte Flexível a Pedido.

Esta sexta-feira, a iniciativa, desenvolvida pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra em articulação com Município de Montemor-o-Velho, deu mais um passo com a assinatura dos protocolos com os operadores locais (taxistas) aderentes ao SIT Flexi.

Melhorar a acessibilidade à sede do concelho, com acesso a serviços essenciais, e alargar a oferta da rede de transporte público, nomeadamente a áreas do território de menor densidade demográfica e sem acesso ao serviço regular de transporte de passageiros, são alguns dos objetivos do projeto.

A medida prevê ainda dar um contributo no combate ao isolamento, mas também ser um apoio para as pessoas com maior dificuldade de locomoção.

Em breve, vão ser divulgadas as duas rotas definidas, os tarifários e os horários.

A partir do momento em que o Transporte Flexível a Pedido entrar em funcionamento, passa a ser possível a reserva até às 15h do dia anterior ao dia da viagem, para o número de telefone 800 200 201 (de 2ª a 6ª, das 9h às 12h30 e das 14h às 17h30), bem como definir o serviço pretendido (horas, locais de embarque e de destino).

O projeto SIT Flexi - Transporte Flexível a Pedido é um projeto financiado por fundos europeus, possibilitando que o utilizador pague um valor mais reduzido pelo serviço, sendo o restante suportado pelo Município de Montemor-o-Velho.

Recorda-se que SIT Flexi é uma solução de transporte eficiente e segura, que se encontra a ser implementada na Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra desde 2020, sendo que, após a primeira fase, o serviço poderá ser alargado a outros lugares.