João Ataíde, o “bom amigo” de Montemor homenageado na Sessão Solene no Dia do Município

No dia 8 de setembro, Montemor-o-Velho assinalou o Dia do Município com uma sessão solene marcada por homenagens e distinções.
Na Praça da República, as quatro filarmónicas do concelho – Academia Musical Arazedense, Associação Filarmónica União Verridense, Filarmónica Instrução e Recreio de Abunheira, Associação Filarmónica 25 de Setembro – e a ACRC - Orquestra Ligeira da Carapinheira mostraram a sua força e união ao acompanharem o Hastear das Bandeiras.

A cerimónia que distinguiu alunos, personalidades concelhias e que reconheceu o mérito municipal de trabalhadores municipais teve como ponto alto a homenagem póstuma a João Ataíde, antigo presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz e Secretário de Estado, que faleceu em fevereiro de 2020.
Perante uma sala no Centro Náutico repleta de convidados e entidades, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, ao lembrar o “bom amigo” de Montemor, recordou que João Ataíde “esteve sempre ao nosso lado e da população”, ajudando “discretamente, de forma muito amiga” e, por isso, foi preparada “uma homenagem simples e simbólica como ele gostaria que fosse”.
Ao reiterar a amizade que o homenageado sentia pelo concelho de Montemor-o-Velho, Sílvia Ataíde referiu: “João Ataíde foi, acima de tudo, um amigo de Montemor. Sempre se sentiu respeitado e acarinhado pelos montemorenses”. “Hoje, Montemor retribui, considerando-o um dos vossos”, sublinhou, com emoção.

O presidente da Assembleia Municipal, Fernando Ramos, destacou a aposta na juventude e a audácia de Montemor-o-Velho, recordando que foi no concelho que  “as bolsas de estudo municipais se fizeram pela primeira vez em todo país”.
Na senda do exemplo dado na década de 90 do século passado, Fernando Ramos continuou a “destacar o concelho” e “o seu exemplo estratégico”, aludindo que “as vacinas [contra a Covid19] administradas em Portugal saíram do concelho de Montemor-o-Velho”.

“Breve, isento, conciso e objetivo”, Emílio Torrão foi peremptório: “Terminaremos este mandato com sentido de missão cumprida e com a consciência de satisfação dos deveres públicos assumidos”.
Ao referir que “tanto há ainda para fazer”, o edil montemorense aproveitou o momento para deixar vários agradecimentos, palavras de reconhecimento também aos dirigentes e trabalhadores da Câmara Municipal e “uma mensagem de imenso orgulho e muita admiração” a Telmo Pinão, atleta paralímpico concelhio.
“A tua vontade de ser o melhor, de conquistar títulos, de cortar a meta nos lugares da frente, mesmo que o teu corpo e as tuas feridas não cicatrizem e que tenhas de correr cheio de dores, como é normal, é um estímulo para todos nós e um imenso orgulho nas tuas qualidades de campeão”, sublinhou.

A encerrar a sessão solene do Dia do Município, José Carlos Alexandrino, presidente da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (CIM-RC), fez referência ao exemplo deixado por João Ataíde: “conseguiu criar uma ideia de território e de serviço ao território” nos 19 municípios da CIM-RC, dando destaque a que “a lógica partidária nunca se sobrepõe aos interesses da população”.
José Carlos Alexandrino reconheceu o desenvolvimento e a dinâmica do concelho de Montemor-o-Velho que tem protagonizado, “nos últimos anos, e apesar dos constrangimentos que há mais de um ano têm condicionado no nosso dia-a-dia, uma trajetória de consolidação e afirmação, de execução de novos investimentos, de equilíbrio orçamental e de uma adequada conformação com novas missões que merece ser recordada neste dia de festa e de comemoração”.

Município entregou bolsas de excelência e medalhas de mérito municipal
A sessão solene do Dia do Município teve um especial enfoque na Cultura, Educação e Ação Social: com entrega das Bolsas de Estudo por Excelência aos estudantes do concelho e Distinção de individualidades nas áreas da Cultura, do Desporto e Social.No total, no ano letivo de 2019/2020, o Município atribuiu 108 Bolsas de Estudo, no valor total de 49.825 euros, sendo 70 bolsas académicas de âmbito social, uma de situação especial e 37 bolsas de excelência.
Na entrega das bolsas de excelência e com palavras de incentivo para todos os alunos e alunas do concelho, o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, referiu: “Peço-vos que continuem a ser os melhores na conclusão da vossa formação e depois no vosso desempenho profissional! É sempre tempo de estar entre os melhores!”.
No momento de reconhecer a dedicação, o serviço à causa pública e à valorização do concelho, Emílio Torrão deixou “uma sentida e emocional saudação”.
“São justos homenageados e fazem parte, a partir de hoje, da nossa galeria das pessoas notáveis do concelho de Montemor-o-Velho!”, concluiu.

Bolsas de Excelência (referentes ao ano letivo de 2019/2020)
2º Ciclo do Ensino Básico:
Sofia Lourenço Almeida

3º Ciclo do Ensino Básico:
Ana Júlia Brites Salgado.
Carla Daniela Fernandes Cruz

Mariana Matos Cavaleiro
Mariana Oliveira Pacheco
Miguel Bruno dos Santos Marques
Pedro Miguel Ramalho Rodrigues.

Mérito Municipal de Dedicação:
Óscar José Teixeira de Jesus Sousa;
Paula Cristina Rainho Monteiro;
Maria Edite Rasteiro e Silva;
Francisco José Lopes Soares Oliveira;

Mérito Municipal Social:
Rui Jorge Dias Costa

Mérito Municipal Cultural:
Manuel Adalberto Cabete da Silva
Maria Isabel da Costa Cavaleiro (a título póstumo)
Gabriela Maria da Cunha Sousa
António Gonçalves (a título póstumo)
Fernando Marques Madaleno
Leonor Castro Nunes