Castelo Mágico 2021 | Natal e Ciência num Castelo cheio de História

“Este é um evento que queremos muito que represente Montemor-o-Velho, a região, a alegria do Natal e a esperança”, começou por referir o presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Velho, Emílio Torrão, hoje, na apresentação da edição de 2021 do Castelo Mágico.

De 2 a 30 de dezembro, Montemor-o-Velho volta a dar vida ao sonho com uma viagem inesquecível ao mundo do Natal. O Castelo volta a ser palco de um verdadeiro mundo encantado, recheado de experiências pensadas para todas as idades. Para além da pista de gelo, dos espetáculos originais, do carrossel, dos insufláveis, do slide, do arborismo, dos contos encenados, do comboio mágico ou do mercadinho de Natal, este ano há “uma grande novidade: concertos acústicos, para que os pais e avós se divirtam ainda mais no Castelo Mágico”, revelou o Autarca.

Na ocasião, Emílio Torrão aproveitou ainda para deixar palavras de agradecimento aos dirigentes da autarquia e “a todos os vereadores que, independentemente das forças políticas, estão cá todos”. “Este passou a ser um evento de todos e com todos”, asseverou.

Outro dos fatores distintivos da iniciativa que se realiza em Montemor-o-Velho “é a importância dada à ciência e à cultura científica”, fazendo com que o Castelo Mágico seja uma festa de Natal diferente, justificou Paulo Trincão, diretor do Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra.

Para além da programação do Hemispherium Viajante, com seis sessões diárias, “alguns dias iremos passar a nossa estrela do momento: a astronomia para bebés”. A Igreja de Santa Maria da Alcáçova vai acolher uma exposição sobre Leonardo Da Vinci, com “uma exposição de máquinas da Universidade de Coimbra (UC), que foram oferecidas pela IBM, em 1968,” e que já “circulou pelas principais capitais da Europa”.

Ao recordar que “o Castelo Mágico é um produto diferenciador”, assente em três eixos fundamentais – um evento atrativo para famílias e crianças, a identidade de Montemor-o-Velho e integrar a aprendizagem na diversão -, Tiago Castelo Branco, da MOT, produtora do evento, mostrou-se confiante de que o Castelo Mágico “vai ser um grande sucesso porque as pessoas estão ávidas de reencontros, de poderem estar em locais mágicos como este e em espaços de cultura”.

Para evitar as filas nas bilheteiras físicas do evento, a organização apela a que os ingressos possam ser adquiridos na Blueticket, no comércio local autorizado ou efetuar as reservas via telefone (935013364 / 935019153) ou email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

O Castelo Mágico, que volta a ser um EcoEvento Ersuc, é também um pretexto para conhecer e explorar a vila de Montemor-o-Velho, visitar e comprar no comércio local, e descobrir o concelho entre 2 e 30 de dezembro.

Saiba mais em castelomagico.pt